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http://hdl.handle.net/10773/4961
Title: | Avaliação das emissões do sector rodoviário em Portugal |
Author: | Torres, Pedro Miguel Terroa |
Advisor: | Pio, Casimiro |
Keywords: | Poluição do ar Transportes rodoviários - Emissão de poluentes - Portugal Controlo da poluição do ar Qualidade do ar |
Defense Date: | 2005 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Os transportes rodoviários são um elemento essencial no modo de vida actual
fornecendo mobilidade a pessoas e bens. No entanto, o transporte rodoviário
contribui para diversos problemas ambientais tais como as alterações
climáticas, a acidificação, a degradação da qualidade do ar, ruído, ocupação
do território e fragmentação dos habitats naturais.
O controlo das emissões atmosféricas deve basear-se num inventário de
emissões credível uma vez que esta é ferramenta fornece informação sobre as
fontes e as quantidades de emissão o que permite elaborar medidas
específicas para os sectores onde a quantidade de emissões deve decrescer.
De acordo com o Painel Intergovernamental para as Alterações Cimáticas, o
sector do transporte rodoviário deve ser considerado prioritário na melhoria
das estimativas de emissões dado o crescimento das emissões deste sector
em Portugal.
O presente estudo propõe uma metodologia para a estimativa de emissões a
nível nacional usando uma combinação de abordagens: top-down e bottom-up.
Foi também realizada a alocação espacial das emissões para Portugal
continental. A alocação temporal foi efectuada para as auto-estradas de
acordo com os dados disponíveis.
A abordagem utilizada permitiu obter melhorias significativas na estimativa de
emissões quando comparando com estimativas oficiais realizadas em anos
anteriores. Os resultados podem ser utilizados no âmbito de compromissos
internacionais como sejam as submissões de emissões para o Protocolo de
Kyoto, para a Conveção para a Poluição Trans-fronteiriça ou para a Directiva
dos Tectos Nacionais de Emissão. Road transportation is a key element in modern live by providing mobility to people and goods. However, road transportation contributes to several environmental problems such as climate change, acidification, local air problems, noise, land occupation and disruption of natural habitats. The control of air emissions has to rely on a quality emissions inventory once this tool gives the information about the state of emission sources and skins which allows targeting specific sectors where emissions should decrease. The growth of emissions from road transportation makes it a priority sector for estimations improvements according to the United Nations Framework Convention on Climate Change. This study suggests a national improved methodology to estimate emissions from road transportation combining top-down and bottom-up approaches. Spatial allocation was performed for Portugal mainland and temporal allocation was performed for highway line sources according with available traffic data. The approach leads to significant improvements when compared to previous emissions estimations. The results could be used to answer to international agreements such as the Kyoto Protocol, the Convention on Long-Range Transboundary Air Pollution or the National Emission Ceiling Directive. |
Description: | Mestrado em Poluição Atmosférica |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4961 |
Appears in Collections: | DAO - Dissertações de mestrado UA - Dissertações de mestrado |
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