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Title: Impacte das partículas em suspensão sobre a saúde humana: uma abordagem multidisciplinar para a cidade de Lisboa
Author: Tente, Hugo dos Santos Guerra
Advisor: Nunes, Teresa Filomena Vieira
Ferreira, Francisco
Keywords: Poluição do ar
Partículas suspensas - Saúde pública - Lisboa (Portugal)
Defense Date: 2005
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Uma metodologia multidisciplinar foi aplicada para a caracterização das partículas em suspensão, principalmente PM10, em Lisboa e para a avaliação do impacte destas na saúde humana. A vertente experimental do trabalho consistiu no desenvolvimento de quatro campanhas de medição pontual de partículas: distribuição de concentrações de fundo, concentrações no exterior vs. concentrações no interior, avaliação de concentrações máximas e avaliação da exposição pessoal. Uma outra vertente, de avaliação de dados, foi desenvolvida e englobou a avaliação da série temporal de dados de monitorização da rede para o período 2001-2003, inclusive. A avaliação destes dados foi efectuada para quatro estações: Avenida da Liberdade, Entrecampos, Alfragide e Olivais. Finalmente, foi ainda desenvolvida uma vertente de modelação, a qual consistiu na aplicação de modelação no receptor a um conjunto de amostras recolhido em Alfragide, pelo Laboratório de Referência do IA ao longo do ano de 2003, por forma a identificar e quantificar a contribuição das fontes para o aerossol urbano da cidade de Lisboa e, por outro lado, recorreu-se à utilização do modelo PSAS-9 (Instituto Nacional de Vigilância da Saúde Pública francês) para avaliar o impacte na saúde humana das concentrações de partículas medidas em Lisboa. Os resultados obtidos permitem apresentar uma distribuição de concentrações médias diárias urbanas de fundo de PM10 em Lisboa para diferentes situações meteorológicas, bem como ter uma ideia da influência das fontes existentes em ambientes interiores para a concentração de PM10 a que a população está exposta. As concentrações medidas foram elevadas, especialmente durante alguns dias em que se registaram a ocorrência de intrusões de partículas provenientes de desertos norte-africanos. Estes resultados estão de acordo com a avaliação dos dados da rede de monitorização para o período 2001 a 2003 e parecem ser devidos, em grande medida, à influência do tráfego rodoviário. Influência esta que a aplicação de modelos no receptor a amostras recolhidas numa estação urbana de fundo (Alfragide) veio indicar ser bastante significativa, já que o tráfego rodoviário poderá ser responsável por cerca de 50% da concentração mássica de PM10 contabilizando apenas as emissões provenientes do escape. A avaliação do impacte para a saúde através do modelo PSAS-9 permitiu estimar o número de casos atribuíveis à poluição atmosférica por partículas (PM10 mas também PM2.5) para diferentes cenários comparativos. O impacte mais significativo é o impacte de longo prazo associado à exposição a PM10, caso a concentração média anual fosse de 20 μg/m3, o qual foi estimado em 47 casos de mortalidade por causas internas em cada 100 000 habitantes do distrito de Lisboa (ano de base 2001). Espera-se que estes resultados possam servir como referência para comparação em futuros estudos desta natureza.
A multidisciplinary methodology was performed in order to characterize suspended particulate matter, especially PM10, levels in Lisbon and their impact on human health. In an experimental part of this work, four measuring campaigns were developed: background levels distribution, outdoor versus indoor levels, maximum PM10 levels and personal exposure assessment. In another field of work, PM data series from Lisbon’ monitoring network was assessed (data gathered from 2001 to 2003). Finally, another area which is included on this work is related with modelling, since receptor modelling methods were applied to some aerosol samples gathered on Alfragide in 2003. Another task developed within the modelling field was a health impact assessment for Lisbon using PSAS-9 model, a French model which is used by their National Authorities to assess the impact of atmospheric pollution, in general, and PM levels, in particular. The results allow presenting a background PM10 distribution across the city for several meteorological situations, as well as having an idea of the influence of indoor sources on the total population PM10 exposure. The measured concentrations were high, especially in some days where Saharan transported dust seemed to play a major role. These results are in accordance with the monitoring network assessment and seem to be related with road traffic which seems to have an enormous influence. This influence was studied by means of source apportionment of Alfragide monitoring station’ measured levels in 2003. Results point out that road traffic could be directly responsible for around 50% of the measured PM mass, if we take into account only primary PM emissions. The health impact assessment performed using PSAS-9 model allowed to estimate the number of attributable cases to particulate atmospheric pollution (both measured as PM10 and as PM2.5) for different comparative scenarios. The most important health impact is related with long term exposure to PM10 since 47 mortality cases could be avoided if the average annual concentration was decreased to 20 μg/m3 (taking 2001 as the reference year). There is a hope that this kind of modelling approach might act as a starter for future developments within Environment and Health area.
Description: Mestrado em Poluição Atmosférica
URI: http://hdl.handle.net/10773/4959
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UA - Dissertações de mestrado

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