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 Efeitos da aprendizagem da audição da sintaxe harmónica no desenvolvimento da improvisação
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4947

title: Efeitos da aprendizagem da audição da sintaxe harmónica no desenvolvimento da improvisação
authors: Caspurro, Maria Helena Ribeiro da Silva
advisors: Oliveira, João Pedro Paiva de
Silva, Helena Maria Ferreira Rodrigues da
keywords: Educação musical
Métodos pedagógicos - Estudos de caso
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Esta dissertação pretende ser um contributo para a prática da improvisação e para o desenvolvimento da compreensão tonal e da sintaxe harmónica nos curricula de música e assim ajudar a melhorar as práticas educativas no âmbito do ensino da Música. São seus objectivos, por um lado, criar e desenvolver estratégias de ensinoaprendizagem que promovam a compreensão harmónica funcional e as capacidades de improvisação melódica e, por outro, testar tais práticas educativas através de instrumentos de avaliação concebidos para o efeito. Os problemas específicos são: 1) verificar se uma metodologia de ensinoaprendizagem baseada na audiação da sintaxe harmónica ao nível auditivooral tem efeitos no desenvolvimento da capacidade para improvisar melodicamente; 2) verificar se resultados obtidos nos testes estandardizados de aptidão Advanced Measures of Music Aptitude (AMMA,1989) e Harmonic Improvisation Readiness Record & Rhythm Improvisation Readiness Record (HIRR & RIRR, 1998) de Edwin Gordon se relacionam com os resultados obtidos nos testes de desempenho de improvisação melódica desenvolvidos. A experiência foi realizada no âmbito da disciplina de Formação Musical do 9º ano dos cursos de música do ensino profissional artístico da Escola ARTAVE (Santo Tirso), onde participaram 24 alunos distribuídos por duas turmas, respectivamente das disciplinas de Cordas e Sopros. Os resultados revelaram que: a) as turmas não partiram do mesmo nível de conhecimento; b) as competências de improvisação melódica dos alunos de ambas as turmas melhoraram, com maior impacto na turma com nível inferior de desempenho, e de forma estatisticamente significativa no critério de performance acompanhada; c) existe relação entre as provas de realização de improvisação e os testes AMMA & HIRR, sendo que as correlações mais expressivas dizem respeito ao HIRR e quando calculadas com as provas de improvisação realizadas no termo da instrução musical. Os dados obtidos permitiram assim concluir que a aprendizagem da audiação da sintaxe harmónica desenvolvida na presente investigação contribuiu para o desenvolvimento da improvisação melódica destes alunos e que o AMMA e o HIRR predizem moderadamente as competências de improvisação.

The purpose of this research is to analyse and develop learning methodologies that could improve the Portuguese music education curriculum, particularly on the domains of improvisation practice, tonal comprehension and harmonic syntax. The main objectives of this study are, on one hand, to create and develop learning strategies that could improve students’ harmonic-functional comprehension and, on the other hand, to evaluate this methodology with instruments created for that purpose. The problems specifically addressed in this study are: 1) to investigate if a learning methodology based on harmonic syntax audiation could affect and change the achievement of students’ melodic improvisation skills, at the aural/oral level; 2) to verify possible correlations between results obtained through the standardized aptitude tests Advanced Measures of Music Aptitude (AMMA, 1989), Harmonic Improvisation Readiness Record & Rhythm Improvisation Readiness Record (HIRR & RIRR, 1998) by Edwin Gordon and the tests of melodic improvisation achievement. Twenty four ninth-grade students of two instrumental classes, Strings and Wind instruments, of the professional music school ARTAVE participated in this study that was undertaken in the context of the Ear Training course. The results revealed that: a) the two classes involved in the project did not start at the same level; b) both classes improved their melodic improvisation skills,, although statistic significance was found on the accompanied criteria, with more impact on the class of lower level of achievement; c) there is a correlation between students’ melodic improvisation skills and the AMMA and HIRR & RIRR; this correlation is more significant with HIRR tests and when the performance results were calculated after the instruction. The data obtained in this study allows to conclude that the audiation process of learning harmonic syntax of music developed in this project shows remarkable effects on improving the student’s melodic improvisations and that the AMMA e HIRR & RIRR can predict improvisational skills at a moderate level.
description: Doutoramento em Educação Musical
URI: http://hdl.handle.net/10773/4947
appears in collectionsDECA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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