Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/4910
Title: | Elementos metodológicos e aplicação analítica nas Seis Peças, Op. 19 de Arnold Schoenberg: a teoria das notas atractivas e a sua aplicação |
Author: | Bastos, Paulo Rui de Bessa Monteiro Estrela |
Advisor: | Santana, Helena |
Keywords: | Música Composição musical Atonalidade |
Defense Date: | 2005 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | o presente trabalho centra-se no desenvolvimento de uma teoria analítica
assente em pressupostos apresentados pelo musicólogo francês da segunda
metade do século XX, Edmond Costère, e sua aplicação a uma obra
representativa de um período composicional específico, as Seis Peças para
Piano, op. 19 de Arnold Schoenberg. Deste modo dividimos a sua
apresentação em três partes distintas.
Na Parte I apresentamos uma abordagem musicológica e de contextualização
das op. 19 de Schoenberg, feita através da visão de autores de referência que
se debruçaram sobre as grandes questões que envolvem a música deste
período: o expressionismo musical como um espelho natural de toda a
envolvência social e política da época; a atonalidade assumida como técnica
de composição e os seus gestos mais característicos; a discussão da posição
de Arnold Schoenberg enquanto representante de uma continuidade ou de
uma ruptura; a obra ímpar que deixou escrita para o instrumento piano; e
finalmente a pergunta se esta música revelou, ou não, de forma clara, e
absoluta, os traços para uma “nova música”.
A Parte II desenvolve uma explanação das teorias costerianas, através dos
seus pressupostos e fundamentos básicos, e uma metodologia analítica
construída sobre estes.
Na Parte III propomos uma análise das Seis Peças para Piano, op. 19 de
Arnold Schoenberg, utilizando de forma selectiva e criteriosa os elementos
metodológicos anteriormente apresentados.
Em suma, este trabalho proporciona, para além de uma recuperação e
reafirmação das teorias de Edmond Costère, a apresentação de uma
ferramenta analítica que, apesar de ainda em experimentação, pode levar a
resultados satisfatórios. This work presents the development of an analytical theory, based on Edmond Costère’s assumptions, a French musicologist of the 20th century, and its application to a musical work representative of a very specific compositional period, Arnold Schoenberg’s Six Little Piano Pieces, Op. 19. We decided, therefore, to divide this work in three different parts. In the first part we contextualize and present a musicological approach to Arnold Schoenberg’s Six Little Piano Pieces, Op. 19 , based on the works of recognized authors, who studied the music of this period and its main issues: the musical expressionism as a natural reflex of all the social and political environment of the time; atonality as a technique of composition and its more characteristic procedures; the question whether Arnold Schoenberg is representative of the tradition or not; Arnold Schoenberg’s works for piano solo; and finally, the question whether this music reveals the path to the “new music”. The second part consists of an explanation of Edmond Costère’s theories, through their basic assumptions and foundations, and of a development of an analytical methodology built upon the above mentioned assumptions. In the third part we suggest an analysis of Arnold Schoenberg’s Six Little Piano Pieces, Op. 19 , in which we use the previously presented methodology. All in all, this work gives rise to the revival and reaffirmation of Edmond Costère’s theories, as well as to the presentation of an experimental analytical tool that may bring about some positive results. |
Description: | Mestrado em Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4910 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
200440.pdf | 31 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.