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 A gestão da qualidade em sistemas de e-Learning
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4901

title: A gestão da qualidade em sistemas de e-Learning
authors: Vasco, Gilberto Manuel Gomes Branco
advisors: Gouveia, Luís Borges
keywords: Gestão da informação
Ensino à distância
E-learning - Gestão da qualidade
E-learning - Avaliação da qualidade
Ensino superior
issue date: 2005
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A presente dissertação defende a importância da Sociedade da Informação a nível europeu e nacional, e são discutidas as suas consequências no âmbito da introdução das TIC em todos os sectores da sociedade, e em particular, no ensino. São apresentadas as iniciativas europeias, com reflexos a nível nacional, e um resumo dos programas europeus relacionados com a formação e a educação. É ainda apresentado, de um modo geral, o panorama da Sociedade da Informação a nível nacional. São efectuados contributos para a definição dos conceitos de Gestão e de Qualidade. Paralelamente são definidos outros conceitos importantes relacionados com esta temática, nomeadamente, a eficácia e a eficiência, a Gestão da Qualidade Total e o benchmarking. São abordadas as questões relacionadas com a Educação a Distância, sendo feito o seu enquadramento histórico e caracterização. O e-Learning, apresentado como um caso particular da Educação a Distância, é caracterizado tendo em conta as perspectivas de diversos autores. De seguida são exploradas as diversas abordagens à problemática da qualidade no e-Learning. Neste âmbito são introduzidos os conceitos pertinentes às abordagens da qualidade orientadas aos produtos e aos processos, propondo-se uma taxionomia das abordagens à qualidade no e-Learning. Conclui-se com a apresentação de diversos conjuntos de recomendações e de boas práticas, emanados de diferentes organizações ligadas ao e-Learning. Seguidamente é introduzida uma proposta para a avaliação da qualidade do e-Learning no ensino superior. Com base nos estudos efectuados foi realizado um inquérito para analisar as preocupações com a qualidade no e-Learning. Os resultados deste inquérito demonstraram a existência de um grau de maturidade elevado ao nível das infra-estuturas tecnológicas mas, em contrapartida, uma falta de desenvolvimento dos aspectos relacionados com o desenho de interfaces, a avaliação, os recursos de apoio a alunos e docentes e as questões éticas. Estes resultados permitiram ainda propor um conjunto de critérios destinados a assegurar a qualidade em sistemas de e-Learning. Por fim são ainda referidos aspectos como a necessidade de integração e harmonização das abordagens aos processos e aos produtos; desenvolvimento de uma estrutura comum de qualidade; abordagem a nível europeu e preocupação em validar as normas independentemente do veículo da instrução.

The present work begins by demonstrating the importance of the Information Society at the national and European level, and its consequences arising from the ICT adoption at all society levels, mainly in education. The European initiatives are introduced, highlighting its influence at the national level, as well as other European programs related to education and training. The overall picture of the Information Society, at the national level, is presented. Contributions for the definition of Quality and Management are introduced. Also other concepts are defined, namely, efficiency and effectiveness, Total Quality Management and benchmarking. Issues related to Distance Education are addressed, characterized and put into historical perspective. The e-Learning, presented here as a particular issue of Distance Education, is characterized taking into account the contributions of several authors. Several approaches to the quality issue in e-Learning are explored, introducing the product oriented and process oriented quality approaches. A taxonomy of the e-Learning quality approaches is proposed. Conclusions are made presenting several benchmarks, guidelines and recommendations issued by different organizations related to e-Learning. Based on the research, a survey was conducted to ascertain the quality issues related to quality in e-Learning. The results of the survey showed the existence of a high maturity level related to the technologic infrastructures but, on the other side, a lack of development of issues related to course interface design, assessment, student and faculty support and ethical issues. The results also allowed the proposal of a set of recommendations to ensure quality in e-Learning systems. Finally, other issues are also addressed such as an integration need for the several process and product approaches to quality in e-Learning; development of a common quality framework; a European level approach and a need to validate standards independently of the instruction vehicle.
description: Mestrado em Gestão da Informação
URI: http://hdl.handle.net/10773/4901
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