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 As rotas dos vinhos em Portugal: estudo de caso da rota do vinho da Bairrada
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4900

title: As rotas dos vinhos em Portugal: estudo de caso da rota do vinho da Bairrada
authors: Correia, Luís Manuel Mendes
advisors: Costa, Carlos Manuel Martins da
keywords: Gestão do turismo
Desenvolvimento do turismo
Turismo - Viticultura
Turismo - Vinho - Bairrada (Portugal)
issue date: 2005
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Vários estudos realizados apresentam os benefícios que o enoturismo pode proporcionar aos aderentes das rotas do vinho, às comunidades locais, às regiões vitivinícolas e às indústrias do vinho e do turismo. Neste ponto de vista, as rotas do vinho poderão ser instrumentos privilegiados de organização e divulgação do enoturismo e contribuírem para diversificar as economias regionais, aumentar a reputação e a imagem das regiões vitivinícolas. O enoturismo, em Portugal, ainda está na sua “infância”, apesar de se ter verificado algum desenvolvimento nos últimos anos. Até ao momento foram criadas 11 rotas de vinho em Portugal, cada uma com a sua organização e estágio de desenvolvimento. Apesar de tudo a investigação nesta área ainda é escassa. Esta investigação é um estudo de caso da Rota do Vinho da Bairrada e pretende fazer a sua primeira avaliação. Na sua realização foram recolhidos dados para fazer a caracterização dos aderentes e conhecer os seus objectivos iniciais, os problemas e constrangimentos que a rota tem enfrentado, o nível de satisfação dos aderentes, os investimentos realizados e os postos de trabalho criados, o modelo de gestão da rota, as vantagens que a Rota do Vinho da Bairrada pode trazer, a sinalização actual da rota e os níveis de procura. Foi, também, recolhida informação acerca das perspectivas futuras da rota. De um modo geral, este estudo desenvolveu-se em duas fases principais. Na primeira, para além da pesquisa bibliográfica, foram realizadas entrevistas exploratórias e reuniões para obter informação acerca do tema e da Rota do Vinho da Bairrada. Na segunda fase, foram realizadas entrevistas com os aderentes da rota, seguida pela observação não-participante semiestruturada. Estes dados recolhidos, depois de tratados e analisados, permitiram fazer a primeira avaliação da rota. A Rota do Vinho da Bairrada tem potencial para se desenvolver, mas será necessário mais empenho e participação dos aderentes na futura Associação da Rota da Bairrada.

Several studies have presented the benefits of wine tourism for the wineries and the surrounding communities, as well as the industry as a whole. In this view, wine routes can be seen as privileged instruments of organisation as well as diffusion of wine tourism, whilst contributing to diversify regional economies, and increasing the reputation and image of wine regions and regional wines. Wine tourism in Portugal is in its infancy; nevertheless recent years saw significant developments. To date several wine routes have been created in Portugal, each one with its unique structure. Despite such development, research has been scant, particularly in evaluating their performance. This study uses the Bairrada Wine Route as a case study and attempts to make the first evaluation of the route. In doing that, this study gathered data from managers about their initial objectives when joint the route; the problems and constraints that have faced since then; the level of satisfaction with the route, the investments made and jobs created; views on the actual management model; advantages for their business; views on current signalling; partnerships and collaborations developed; and levels of demand. The study also gathered information about the future perspectives on the route. This study was made of two-stages. During the first stage (preliminary stage) exploratory interviews were made and meetings attended in order to get familiar with the thematic. During the second-stage (main stage) interviews were conducted as well as unstructured observations to the wineries. The interviews were done with those in charge (managers) of the wineries. The data collected permitted to draw the first picture (evaluation) of the Bairrada Wine Route. It is visible that the Bairrada Wine Route has scope for development, but it is necessary more engagement and participation of the adherents in the existing and/or future structure of the Bairrada Wine Route.
description: Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/4900
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