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 Pavimentos aeroportuários: análise de soluções rígidas e de soluções flexíveis
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4822

title: Pavimentos aeroportuários: análise de soluções rígidas e de soluções flexíveis
authors: Silva, Luís Francisco Amaral da
advisors: Benta, Agostinho
keywords: Engenharia civil
Pistas de aterragem
Pavimentos
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Com o progresso da tecnologia, passou a ser relativamente fácil a deslocação de pessoas e de bens, para diversos pontos do mundo, num espaço de tempo reduzido. Um dos principais responsáveis por este avanço, no que respeita à mobilidade, é o transporte aéreo e a sua evolução ao longo dos anos. Para este tipo de transporte é estritamente necessário garantir a máxima segurança, pois de um único acidente poderão resultar centenas de vítimas. Visto que a qualidade dos pavimentos aeroportuários é um importante factor para a segurança da movimentação das aeronaves em terra, este trabalho visa o conhecimento das várias soluções possíveis para os pavimentos aeroportuários e das anomalias dos mesmos, dos processos de dimensionamento, e das metodologias para a sua avaliação estrutural e funcional. Os pavimentos considerados foram os pavimentos flexíveis, os diversos tipos de pavimentos rígidos, e os pavimentos semi-rígidos. Uma vez que as soluções construtivas e as metodologias de dimensionamento para pavimentos rodoviários constituem um processo de investigação com larga experiência, e as acções devidas ao tráfego são as que mais divergem na comparação entre dimensionamento de pavimentos aeroportuários e rodoviários, dar-se-á especial atenção à sua determinação e à forma como se distribuem no pavimento de acordo com os diferentes trens de aeronaves. Face às limitações, quer económicas, quer de espaço, algumas perspectivas de novas construções perdem viabilidade relativamente a soluções de reabilitação. Nesse contexto, este trabalho visa também a modelação de uma solução de reforço de um pavimento rígido com misturas flexíveis. Para a modelação referida procurou-se compreender a influência dos módulos de deformabilidade das misturas e das ligações entre camadas, no comportamento estrutural do pavimento.

The technological development became easier the movement of people and goods from different places of the world in a short time. One of the reasons for this progress is, in what concerns on mobility, the air transport and its evolution throughout the years. It is necessary to guarantee the security in order to save lives otherwise many lives can be lost in case of accidents. The quality of airport pavements plays an important role as it contributes to improve the security of the aircraft movement while in land. The aim of this work is to know some possible solutions for airport pavements, its faults, the design processes and methodologies for its structural and functional evaluation. The work has studied flexible pavements, different kind of rigid and semi-rigid pavements. As the constructive solutions and design methodologies for road pavements are an investigation process with large experience, and actions caused by traffic are the most divergent if we compared the design of airport pavements and road pavements, so it’ll be given special attention to its determination and to the way they’re distributed in the pavement, according to different aircraft. Some perspectives of new constructions lose their availability, in what concerns of rehabilitation, because of economic and space restrictions. This work wants to model a reinforced solution in a rigid pavement with a flexible mixture. To the model solution referred, we’ve tried to understand the influence on the modulus of elasticity mixtures as well as the links between the layers in the structural proceeding of the pavement.
description: Mestrado em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10773/4822
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UA - Dissertações de mestrado

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