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 Criatividade organizacional : selecção e avaliação de "ferramentas" para a promoção do pensamento e de acção criativa
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4789

title: Criatividade organizacional : selecção e avaliação de "ferramentas" para a promoção do pensamento e de acção criativa
authors: Marques, Pedro Manuel Rodrigues Terras
advisors: Alves, Jorge de Carvalho
keywords: Gestão das organizações
Gestão do conhecimento
Criatividade
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O trabalho que deu origem a esta dissertação resultou do desejo de compreender a utilização de “ferramentas” (metodologias) de estímulo da criatividade nas organizações, visando a sua selecção e avaliação crítica como indutoras do pensamento e acção criativa; mais concretamente, de apurar que tipo de ferramentas existem, quais os requisitos de utilização, quando e como devem ser utilizadas e quais os resultados expectáveis. A dissertação inicia-se com uma revisão da literatura sobre o percurso histórico da criatividade, identificando diferentes vertentes de estudo. Em seguida, são analisados os conceitos de clima organizacional e organização criativa; introduz-se a noção de “termómetro” da criatividade como instrumento de gestão para aferição da “temperatura” criativa da organização (análise do clima organizacional), e discutem-se várias ferramentas que desempenham esta função. Posteriormente, o foco passa a incidir nas “ferramentas” criativas, cujo objectivo principal é estimular o pensamento e acção criativa nas organizações, com incidência na geração de novas ideias. São descritas com algum detalhe oito destas “ferramentas” (metodologias). Procura-se clarificar as relações entre tipos de problemas e as metodologias mais adequadas às respectivas resoluções. Para esse efeito, é proposta uma classificação de metodologias criativas segundo três categorias integradoras: intuitivas, sistemáticas, orientadas. Complementarmente, e com base na literatura disponível, são apontadas vantagens da utilização combinada dessas metodologias para a resolução mais eficiente de problemas. No final, são assinaladas as principais conclusões e feitas sugestões para trabalhos futuros.

This main drive for this dissertation was the desire to understand the effectiveness of creative “tools” (methodologies) to stimulate organisational creativity, and to find out how they can be selected and critically evaluated as thought and creative action inducers. This called for a survey of the tools available, their requirements and their expected results. The dissertation begins with an historical perspective of creativity and identifies different approaches to explain the creative phenomenon. Then, attention is devoted to the organisational climate and its effects on creativity; the notion of creativity’s “thermometer” is introduced as a management instrument for gauging the organisation creative “temperature”, and some possible “thermometers” are discussed. The focus then shifts to creative “tools”. These are idea generation methods able to stimulate creative solutions and actions in organisations. Eight of these “tools” are discussed in detail, with the emphasis on the relations between types of problems and “tools” able to solve them. A classification of creative “tools” according to three different integrative categories (intuitive, systematic and guided) is proposed. Then the dissertation discusses advantages and disadvantages of using combinations of diferent “tools” in order to improve problems’ resolution efficiency. The document ends with a summary of the main conclusions and with suggestions for future work.
description: Mestrado em Gestão da Inovação e do Conhecimento
URI: http://hdl.handle.net/10773/4789
appears in collectionsDEGEI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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