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 Educação e formação em turismo
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4788

title: Educação e formação em turismo
authors: Fernandes, Márcia Regina
advisors: Martins, João Felix
keywords: Gestão do turismo
Desenvolvimento do turismo
Gestão de recursos humanos
Formação profissional
issue date: 2005
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Apesar de ser considerado um sector estruturante para a economia do país, o turismo português evidencia um défice preocupante ao nível da qualificação dos seus recursos humanos. Ofuscado pelos proveitos económicos decorrentes da actividade turística, Portugal reagiu tardiamente à necessidade de educar e formar os profissionais do sector. O processo de desenvolvimento turístico teve como consequências directas, o aumento da oferta de serviços turísticos, a proliferação de empresas e o recurso a profissionais indiferenciados para suprir as necessidades intensivas de mão-de-obra. Presentemente, este cenário não se coaduna com os novos desafios que o turismo enfrenta. Num período em que a actividade turística evidencia um desenvolvimento sem precedentes, as estratégias de crescimento quantitativo devem ser progressivamente substituídas por estratégias de diferenciação qualitativa, das quais se destaca a aposta na qualificação dos profissionais do sector. A presente dissertação constitui uma reflexão crítica acerca da educação e formação em turismo e da sua adequação às necessidades do sector. Neste contexto, foram aplicados dois inquéritos com o objectivo de avaliar a capacidade actual, em termos de recursos humanos, dos órgãos regionais e locais de turismo para assegurarem uma potencial descentralização de competências da Administração Central. Apesar dos órgãos inquiridos partilharem uma preocupação efectiva em relação ao tema da dissertação, foi possível constatar que a percentagem de profissionais de turismo a exercer funções em autarquias e ORLT é pouco expressiva, face aos desafios que estas entidades enfrentam no contexto do desenvolvimento futuro do turismo. Os resultados evidenciam, assim, uma necessidade premente de reestruturação do sistema educativo e formativo em turismo. A elaboração da presente dissertação permitiu, ainda, identificar factores susceptíveis de influenciar o desenvolvimento futuro da educação e formação em turismo, tais como, a nova era do turismo; as tecnologias emergentes de informação e comunicação; a dispersão e fragmentação dos planos curriculares; a necessidade simultânea de conhecimentos amplos e específicos; a relação com o tecido empresarial; a definição de um espaço europeu do ensino superior, entre outros factores abordados ao longo do estudo.

Despite being considered a vital sector for the country’s economy, the Portuguese tourism reveals an alarming deficit of qualified human resources. Amazed by the economic profits resulting from the touristic activity, Portugal reacted late to the pressing need to educate and train its tourism professionals. The tourism development process had a few direct consequences: the increasing offer of touristic products, the proliferation of enterprises and the employment of unqualified personnel to manage the intensive need for a larger workforce. At present time, this scenery doesn’t portray the new challenges tourism is facing. In a time when tourism shows unprecedented developments, the quantitative strategies of growth must be progressively replaced by strategies of qualitative differentiation, such as the qualification of tourism professionals. This thesis represents a critical analysis of tourism education and training and its suitability to the sector needs. In this context, two surveys where conducted in order to evaluate the present capacity, in terms of human resources, of the regional and local tourism entities to ensure a potential decentralization of competencies from the Government. Despite the fact that the inquired entities share an effective concern regarding the theme of the thesis, it was possible to confirm that the percentage of tourism professionals working in town halls and ORLT is still very deficient, especially when the future development of tourism poses so many challenges to these entities. Thus, the outcome of the survey reveals a pressing need for reorganization of the tourism education and training system. The development of this thesis also allowed the identification of some aspects which might influence the future development of tourism education and training, such as, the new age of tourism; the information technologies; the dispersion and fragmentation of tourism courses; the simultaneous need for wider and specific knowledge; the connection with the tourism employers; the definition of an European space for higher studies, among other aspects developed throughout the thesis.
URI: http://hdl.handle.net/10773/4788
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