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 Educação da sexualidade em alunos com NEE : um percurso no 1º CEB
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4778

title: Educação da sexualidade em alunos com NEE : um percurso no 1º CEB
authors: Cardoso, Célia Sofia Lopes
advisors: Teixeira, Maria Filomena Rodrigues
keywords: Educação especial
Necessidades educativas especiais
Educação sexual
Reprodução humana
Ensino básico 1º ciclo
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente estudo teve por finalidade a concepção e implementação de um Programa no âmbito da "Sexualidade e Reprodução Humana", numa perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS), adaptado a alunos do 1 O Ciclo do Ensino Básico (l°CEB) com Necessidades Educativas Especiais (NEE), com vista a desenvolve~competênciasq ue promovam um conhecimento científico, bem como atitudes e comportamentos responsáveis no que diz respeito a temática. Trata-se de uma investigação - acçáo de natureza qualitativa, desenvolvida em três fases. A Fase I incidiu sobre o posicionamento de professores, pais e encarregados de educação de alunos com NEE, face a temática. Ainda nesta fase foi feita a revisão da literatura. As Fases II e III foram de intervenção/avaliação relativamente ao Programa implementado no 1 O CEB a alunos com NEE, no âmbito da "Sexualidade e Reprodução Humana". Foram objectivos do estudo: Fase 1 Proceder ao levantamento de estudos e trabalhos feitos em Portugal, no âmbito da "Sexualidade e Reprodução Humana" em alunos do 1 OCEB com NEE. Conhecer o modo como professores, pais e encarregados de educação de alunos com NEE se posicionam relativamente a temática. Fase I1 Envolver no Projecto os professores do ensino regular do 1 "CEB, das turmas onde se realizou a investigação. Conceber e implementar numa perspectiva CTS, com o apoio desses professores, um Programa no âmbito da "Sexualidade e Reprodu~ão Humana", adaptado a alunos do 1 "CEB com NEE. Fase 111 Avaliar junto dos professores e alunos com NEE, o impacte do Programa implementado. Divulgar o trabalho realizado junto da comunidade educativa, mediante a realização de uma sessão de trabalho, destinada aos professores do ensino regular e dos apoios educativos da escola do 1 "CEB onde se realizou a investigação. Na Fase I participaram os professores do ensino regular e dos apoios educativos do Agrupamento de Escolas, ao qual pertence a instituição onde decorreu a investigação e os pais e encarregados de educaqão dos alunos com NEE envolvidos na Fase II. Durante a Fase II estiveram envolvidos 2 professores titulares de turma e 6 alunos com NEE do 3" ano de escolaridade. A Fase III envolveu os participantes da Fase II e os professores titulares de turma e dos apoios educativos da escola do 1 O CEB onde decorreu a investigação. A recolha de dados foi realizada através de questionários, análise de documentos, observação e entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados foi delineada de acordo com o tipo de questões que foram elaboradas, bem como os instrymentos utilizados. Para o tratamento das questões fechadas efectuou-se uma análise estatística - quantitativa, em que se apresentam os dados sob a forma numérica, distribuídos por frequência (Pardal e Correia, 1995). No que respeita ao tratamento das questões abertas, procedeu-se a uma análise de conteúdo seguindo as várias etapas propostas por Bardin (1 977, citado por Carmo e Ferreira, 1998). As conclusões do estudo indicam que: > A temática suscita interesse nos alunos com NEE. P Os alunos com NEE, tal como os alunos do currículo normal, revelam preconceitos, estereótipos e concepções alternativas no âmbito da temática. Estes manifestam comportamentos e atitudes relacionados com a "Sexualidade e Reprodução Humana". P Existem professores, pais e encarregados de educação que sentem dificuldades na abordagem da "Sexualidade e Reprodução Humana". Perante as dificuldades sentidas, por vezes, evitam ou nunca abordam a temática. > No âmbito da "Sexualidade e Reprodução Humana", os alunos com NEE conseguem desenvolver competências, quando são tidas em conta as suas necessidades educativas e quando são privilegiadas metodologias dinâmicas, diversificadas, bem como recursos materiais apelativos. Em termos gerais, de acordo com os resultados obtidos na Fase II e III, pode considerar-se que o Programa implementado nas turmas esteve adequado aos alunos com NEE que nele participaram. Em Portugal não são conhecidos estudos no âmbito da temática, exclusivamente direccionados para alunos do 1 "CEB com NEE. Os resultados obtidos evidenciam que um Programa nesta área, adaptado a alunos com NEE, para além de permitir um desenvolvimento de competências que promovem um conhecimento científico, bem como atitudes e comportamentos conscientes e responsáveis no que diz respeito a temática; constitui uma mais valia para todos os profissionais que trabalham com estes alunos. Na abordagem da temática, proporciona-lhes segurança e melhor aceitação do tema por parte dos pais e comunidade escolar.

The main purpose of this study was the conception and implementation of a program in the scope of "Human Sexuality and Reproduction", in a sciencetechnology- society perspective, adapted to handicapped children attending primary school, with the intentiop of developing abilities as well as attitudes and a responsible behaviour as far as the subject matter of the program is concerned. This is an applied research, of qualitative nature, developed in three stages. The first stage was about the opinion of teachers, parents and people in charge of education of handicapped children, on the subject matter of this study. Still in this stage, it was made the revision of literature. The second and the third stages were mainly about the intervention/ evaluation of the referred program, in the scope of "Human Sexuality and Reproduction". The main purposes of this study were: Stage I Make a complete survey of studies and works made in Portugal in the scope of "Human Sexuality and Reproduction" in handicapped children attending primary school. Understand the way teachers, parents and people in charge of handicapped children locate relatively to the subject matter of this study. Stage II Get primary teachers of regular education, of the classes where this study was carried, involved in this project. Conceive and implement in a science-technology-society perspective, a program in the scope of "Human Sexuality and Reproduction", adapted to handicapped children with the support of the teachers previously referred. Stage III Evaluate next to teachers and handicapped children the impact of the implemented program. Give information about this program to the educative community by means of accomplishment of a session work aimed to teachers of special education who work in the primary school where this study was carried. On Stage I there was the participation of teachers of regular education and teachers of special education working in the institution where this study was carried. Parents and people in charge of education of handicapped children involved on Stage II of this study also took part on this stage. During Stage II were involved two qualified teachers and six handicapped children attending a third school year class in a primary school. Stage III involved the participants of Stage II and the qualified teachers of the third school year class as well a,s the teachers of special education of the institution where the study was carried. The data handling was carried through questionnaires, docurnent analysis; observation and half-structuralized interviews. The analysis of the data was delineated in accordance with the type of questions that had been elaborated, as well as the used instruments. For the handling of the closed questions, there was a statistical-quantitative analysis, where the data is presented under the numerical form, distributed for frequency (Pardal and Correia, 1995). With respect to the handling of the opened questions, there was an analysis of content following the severa1 stages proposed by Bardin (1 977, in Carmo and Ferreira, 1998). We can draw the following conclusions from this study: > The subject matter of this project attracts handicapped children's attention. P Handicapped children, like ordinary students, reveal some prejudice, stereotypes and alternative conceptions in the scope of this subject matter. They also reveal particular attitudes and behaviours related to "Human Sexuality and Reproduction". > There are teachers, parents and people in charge of education of children who don't feel at ease when they have to approach the topic "Human Sexuality and Reproduction". So, they usually avoid talking about it or seldom do it. > In the scope of "Human Sexuality and Reproduction", handicapped children can develop abilities when their educational needs are considered and when dynarnic and diversified methodologies are used as well as attractive teaching materials. According to the results obtained on Stage I and Stage II, we can consider the implemented Program to be adjusted to the handicapped children that participated in it. In Portugal, studies in the scope of this subject matter, exclusively aimed to handicapped children attending a primary school, aren't known. The obtained results enhance that a Program in this area, adapted to handicapped children, more than allowing a development of abilities that promote a scientific knowledge as well as conscientious and responsible attitudes towards the subject matter, it constitutes a valuable tool for all the professionals who work with these pupils. When it comes to talk about this issue, it provides them security and better acceptance of the subject.
description: Mestrado em Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/4778
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