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 Co-construção de estratégias de ensino numa comunidade de prática online : análise de interacções entre professores do 1º ciclo do ensino básico
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4774

title: Co-construção de estratégias de ensino numa comunidade de prática online : análise de interacções entre professores do 1º ciclo do ensino básico
authors: Pereira, Luís Miguel Cruz Simões
advisors: Loureiro, Maria João
keywords: Trabalho cooperativo
Cooperação em educação
Professores do básico 1º ciclo
Comunidades virtuais
Tecnologia educativa
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Todos nós estamos inseridos em múltiplas comunidades, vivendo em função delas, das suas regras e dos seus valores. As relações em ambiente online baseiam-se mais em interesses do que em características sociais comuns. Ao integrarem indivíduos com interesses comuns, estas comunidades tornam-se mais homogéneas, propiciando níveis mais elevados de empatia, compreensão e apoio mútuo. Este tipo de comunidades propicia, assim, um acesso mais fácil à informação, pois nelas são desenvolvidas estratégias de Co-construção. É a partir destes pressupostos que emerge o nosso estudo, tentado evidenciar, através dos dados recolhidos e analisados, as estratégias de co-construcção exploradas no âmbito de uma Comunidade de Prática (CoP) online. O trabalho seguiu uma metodologia de estudo de caso, decorrendo a recolha de dados durante um período de treze meses, abarcando os anos de 2005 e 2006, sendo objecto de estudo uma pequena CoP online, constituída por quatro professores do 1.ºCiclo do Ensino Básico. Durante este período de tempo, foram recolhidos dados provenientes da plataforma BlackBoard (Plataforma em uso na Universidade de Aveiro) e de outras ferramentas de comunicação, síncronas e assíncronas. Recorreu-se ainda ao inquérito por entrevista (duas entrevistas), que foram validadas por especialistas, e que visaram a caracterização dos participantes, bem como o levantamento das suas percepções referentes às dificuldades sentidas e aos contributos desta forma de trabalhar. Ao nível da análise de dados, exploraram-se abordagens quantitativas e qualitativas. Para a análise das interacções, seleccionou-se, adaptou-se e aplicou-se um modelo de análise de Gunawardena, Lowe et al. (1997), socorrendo-nos ainda de um software de análise de conteúdo, NUD*IST. Os resultados mostraram ocorrências sobretudo em três das cinco dimensões de co-construção presentes no modelo utilizado (Partilha, Exploração de Dissonâncias e Negociação), revelando ainda, vantagens inerentes ao trabalho realizado numa CoP Online. São exemplos disso, a troca de experiências entre profissionais da mesma área de conhecimento, a maior liberdade ao nível da gestão temporal, manifestando os membros da comunidade, inclusivamente, interesse e disponibilidade em se envolverem novamente em experiências semelhantes.

We are all set in multiple communities, living in performance of them, of their rules and values. Opposite to real life relationships, the relationships on an online atmosphere are based more on interests rather on social common features. By integrating individuals with common interests, these communities become more homogeneous, affording higher levels of empathy, comprehension and mutual support. These type of communities affords, this way, an easier access to information, because there are developed on them Co-Construction strategies. Bearing these assumptions in mind, emerges our study, trying to evidence, through the collected and analysed data, the co-construction strategies explored within a Community of Practice (CoP) online. This study followed a study of case methodology, occurring during a period of thirteen months the gathering of data, embracing the years 2005 and 2006 and being the study object a small CoP online, constituted by four Primary Teachers. During this period of time, it were collected data from the Blackboard Platform (the platform used in the University of Aveiro) as well as from other synchronous or asynchronous communication tools. We also resorted to the inquiry by interview (two interviews), which were made valid by two specialists, and which aimed the characterisation of the participants, as well as the raising of their perceptions regarding the difficulties felt and the contributes of this way of working. Regarding the data analysis, both quantitative and qualitative approaches were explored. To the interactions analysis, it were selected, adopted and set an analysis model (Gunawardena, Lowe et al. 1997), and using to help us a software of contents analysis, NUD*IST. The results showed occurrences mainly in three of the five dimensions of co-construction which appear in the used model (Sharing, Exploitation of Dissonances and Negotiation), presenting also, many advantages in the work of a CoP online. Examples of that, are the exchange of experiences between professionals of a same area of knowledge, the higher freedom in managing the time, showing the community members inclusively interest and availability of embracing again similar experiences.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/4774
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UA - Dissertações de mestrado

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