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 Estrutura da narrativa e abordagem da lecto-escrita no 1º ciclo
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4764

title: Estrutura da narrativa e abordagem da lecto-escrita no 1º ciclo
authors: Carvalho, Paula Alexandra de Azevedo Rodrigues
advisors: Sá, Cristina Manuela
keywords: Educação em línguas
Compreensão da leitura
Expressão escrita
Desenvolvimento de competências
Ensino básico 1º ciclo
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho teve como objectivo principal determinar a possibilidade de desenvolver competências de compreensão na leitura e de produção escrita em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, a partir do estudo da estrutura da narrativa. Concretizou-se através de uma experiência de investigação-acção desenvolvida com alunos do 2º Ano de Escolaridade, numa escola da cidade de Aveiro. Foi adoptado um modelo de estrutura da narrativa construído com base na consulta de literatura especializada. A partir da análise e interpretação dos dados recolhidos, foi possível concluir que os alunos revelavam uma maior consciência da estrutura da narrativa, se mostravam capazes de aplicar os conhecimentos adquiridos em actividades de compreensão na leitura e produção escrita centradas em textos narrativos e desenvolveram competências em lecto-escrita. Obviamente, constatou-se que os alunos revelavam mais facilidade no tratamento de certas categorias e subcategorias da estrutura da narrativa – identificação de personagens principais e secundárias, no âmbito da Situação inicial, Problema e Resultado – e mais dificuldades noutros – nomeadamente, caracterização das personagens e localização espácio-temporal, no âmbito da Situação inicial, e Peripécias. As dificuldades detectadas resultavam, quer de característicos do estádio de desenvolvimento cognitivo em que os sujeitos de 7/8 anos de idade se encontram habitualmente, quer de lacunas das práticas pedagógicas a que se recorre habitualmente no 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do ensino da Língua Portuguesa. Concluiu-se, ainda que, dadas as potencialidades reveladas pelo trabalho com textos narrativos, já que estes são um dos primeiros tipos de texto com que a criança contacta, é importante, no 1º Ciclo do Ensino Básico, realizar actividades didácticas neles centradas, previamente planeadas e devidamente fundamentadas, que, de forma sistematizada, os explorem, visando a consciencialização da estrutura da narrativa, por parte do aluno, e o recurso a esses conhecimentos em compreensão na leitura e produção escrita e, assim, contribuindo para o desenvolvimento de competências em lecto-escrita.

This project had as its main objective to determine the possibility of developing reading comprehension and written expression in Primary School pupils through the study of the narrative structure. It involved an experience of action-investigation developed with second year pupils (7-8 year old children), in a Primary School in the city of Aveiro. The adopted model of narrative structure was built on knowledge derived from research dealing with this subject. The analysis and discussion of the data allowed us to conclude that the pupils showed a bigger conscience of the narrative structure, they were capable of applying the acquired knowledge in reading comprehension and written expression activities focused in narrative texts and they developed readingwriting competences. Obviously, the pupils showed less difficulties in dealing with certain categories and subcategories of the narrative structure – identification of the major and minor characters, within the Initial situation, Problem and Result – and more difficulties in others – more specifically characters description and the setting (time and place) within the Initial Situation and Plot. The difficulties detected were the result of the characteristics of the cognitive development in 7-8 year-old children and of some gaps in the pedagogical practice used in Primary Schools while teaching Portuguese. Having in mind the possibilities revealed by the work done with narrative texts, as they are one of the first types of text the children are faced with, we concluded that it is important, in Primary School, to perform didactic activities focused on narrative texts, previously planned and well justified. Through these activities, teachers should explore narrative texts in a systematic way, in order to improve the pupils’ conscience of the narrative structure and their readingwriting competences.
description: Mestrado em Educação em Línguas no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/4764
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