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 A compreensão das crianças sobre ciência, tecnologia e o(a) cientista
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4763

title: A compreensão das crianças sobre ciência, tecnologia e o(a) cientista
authors: Gomes, Maria da Piedade Pereira
advisors: Santos, Lucília Maria Pessoa Tavares dos
keywords: Educação em ciências
Ensino das ciências
Estratégias de aprendizagem
Conceitos científicos
Desenvolvimento de competências
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho propõe-se divulgar a forma como as crianças do JI e do 2.º ano do 1.º CEB compreendem a Ciência, Tecnologia e Cientistas, aspectos considerados essenciais para a literacia científica e tecnológica, indispensáveis para exercer uma cidadania de forma responsável, numa sociedade de cariz científico/tecnológico. Neste sentido realizou-se um estudo de tipo descritivo e de natureza qualitativa para se efectuar o levantamento das concepções das crianças nos dois níveis de educação e de ensino referidos. A investigação envolveu 8 crianças do JI e 8 crianças do 2.º ano do 1.º CEB seleccionadas na mesma localidade, e utilizou como técnica de recolha de dados o grupo focal bem como diferentes instrumentos: um guião de questões para discussão sobre ciência tecnologia e cientista, o Draw-A-Scientist-Test (DAST), utilização de fotografias de cientistas em actividade e um questionário de imagens. Os resultados obtidos permitiram caracterizar as concepções de ciência como sendo igual a experiência; é uma actividade desenvolvida por pessoas adultas; de uma forma isolada, com instrumentos e equipamentos específicos. Os dois grupos de crianças mencionam muitos objectos de origem tecnológica, instrumentos musicais e associam tecnologia a computadores e telemóveis. Não fazem ideia do trabalho dos engenheiros e/ou dos tecnólogos. As crianças mais velhas (6-7 anos) nomeiam mais objectos que utilizam electricidade ou outra forma de energia. A aparência física define tratar-se ou não de cientistas (o cientista usa óculos, luvas e bata branca). As crianças do 2.º ano do 1.º CEB vão mais longe e referem os cientistas como bruxo ou bruxa, que fazem misturas explosivas de muitas cores. Os dois grupos argumentam as suas ideias referindo-se a programas do tipo desenhos animados, filmes e séries cómicas, para fundamentar as ideias sobre ciência, tecnologia e cientistas. De uma formal geral as crianças não revelam conhecimento de aspectos interactivos da Ciência/Tecnologia /Sociedade e não têm consciência da intervenção científica e tecnológica nas suas vidas. Constatando-se que o ensino formal da ciência e da tecnologia não contribuiu para a formação destas imagens, pois os estereótipos sociais sobrepõem-se às imagens difundidas na escola ou à ausência delas. Por fim reconhece-se a necessidade de os educadores e os professores desenvolverem outro tipo de atitude para com a educação/ensino da ciência e da tecnologia, sendo que as orientações do movimento CTS apresentam pontes de ligação entre ambas dando uma resposta mais sólida na educação/ensino. Apontam-se ainda algumas estratégias de forma a promover imagens e concepções mais humanizadas e positivas, contrariando as ideias estereotipadas veiculadas pelo meio e essas estratégias poderão estar na base de uma desejada articulação e sequencialidade entre níveis de educação/ensino.

The present work is considered to reveal the form as a small sample of children of the KG and the 2º year the PM they understand Science, Technology and Scientists, aspects considered essential for the scientific and technological literacy, fundamental to exercise citizenship in a responsible way, in a society of technological scientific aspect. In this direction a descriptive type and qualitative study was designed to find out the conceptions of the children in the two levels of education referred. An inquiry involved 8 children’s of the KG and 8 children’s from PM, selected in the same town and the focal group used as technique of data gathering, together with different instruments such as: a set of questions for discussion on science, technology and scientist, the Draw-A-Scientist-Test (DAST), use the photograph of scientists at work, and an images questionnaire. The results allowed us to characterize the conceptions of: science as being equal the experience, it is an activity developed for adult people (men and women), in an individual way, with specific instruments and equipment. The two groups of children mention many objects of technological origin, musical instruments, and associate technology to computers and mobile phones. They do not have an idea of the work of engineers and/or technologists. Oldest children (6-7) indicate more objects that use electricity or another form of energy. The corporal appearance defines to be or about scientists (the scientist uses spectacles and gloves, wear a white uniform). Children from PS even relate scientists as wizards or witches, who make explosive mixtures of many colours. The two groups ideas mentioning programs of comic type, films and funny series, to support their ideas on science, technology and scientists. In a general way children disclose interactive aspects of Science/Technology/Society and are not aware of the scientific and technological intervention present in their lives. It is evident that formal education of science and technology did not contribute for the formation of these ideas therefore the social stereotypes overlap the images spread out in the school or the absence of them. Finally we can recognize the necessity of a change in the type of attitude of the educators and the professors, regarding the education/ teaching of Science and Technology, bearing in mind that the orientations of STS movement provides bridges to the education/ teaching processes. Some strategies are pointed out, in order to promote humanized images and positive conceptions, opposing the stereotypes ideas propagated by the upbringing, and these strategies could be in the base of the desired combined sequential levelling of the education/ teaching process.
description: Mestrado em Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/4763
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