Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/4746
Title: | O envolvimento parental e a relação escola-família |
Author: | Rocha, Hilda Maria Pereira da |
Advisor: | Pinho, Luís de Jesus Ventura de |
Keywords: | Ciências da educação Psicologia da educação Sociologia da educação Desenvolvimento psicológico Relações escola-família |
Defense Date: | 2006 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | A vivência na escola de uma cultura participativa entre pais/encarregados de
educação e professores depende, em grande parte, da relação que estes
protagonistas desencadeiam e que se torna determinante para o eficaz
desenvolvimento do aluno.
O presente trabalho aborda a problemática da relação entre a escola e a
família, nomeadamente ao nível do 1º Ciclo, tendo como objectivo estudar as
relações que na escola se estabelecem entre pais e professores e
principalmente verificar o envolvimento dos pais no processo escolar dos seus
filhos.
Pretende-se também deste modo, verificar de que forma o estatuto sócioeconómico
e o meio local (rural ou urbano) onde habitam os intervenientes, se
relaciona com a variável envolvimento parental no processo educativo.
Com este propósito, foram recolhidas opiniões em seis escolas do 1º CEB do
Concelho de Aveiro, através de questionários dirigidos a pais e professores,
estando três situadas em meio rural e outras três em meio urbano, tendo-se
utilizado para análise dos dados recolhidos, o programa SPSS, a
categorização de respostas abertas e ainda duas escalas de Warner, uma
para a Avaliação do Estatuto Sócio-Económico e outra para a Avaliação do
Nível de Instrução dos Encarregados de Educação.
Os resultados descritos na última parte, de um modo geral, realçam a
importância e a necessidade do diálogo entre os parceiros, de forma a inferir
mudança de atitudes e práticas, impondo-se nesta perspectiva a regularização
da comunicação e uma maior aposta na formação dos professores na área do
envolvimento parental. The experience in the school of a participated culture between parents and professors depends, to a large extent, of the relation that these protagonists unchain and that if she becomes determinative for the efficient development of the pupil. The present work nominated to the level of 1º Cycle, approaches problematic of the relation between the school and the family, having as intention to study the relations that in the school if establish between parents and professors and mainly to verify the envolvement of the parents in the pertaining to school process of its children. If intends also in this way, to verify of that it forms the social-economic statute and home environment (agricultural or urban) where inhabit the intervening ones, if it relates with the changeable parental envolvement in the educative process. With this intention, opinions in six schools of 1º CEB of Concelho of Aveiro had been collected, through directed questionnaires the parents and professors, being three situated in agricultural way and others three in urban way, being used for analysis given collected them, the program SPSS, to still categorize the open answers and two scales of Warner, one for the Evaluation it Social- Economic Statute and another one for the Avaluation it Level of Instruction the Parents. The described results in the last part, in a general way, enhance the importance and the necessity of the dialogue between the partners, form to infer change of attitudes and practices, imposing in this perspective the regularization of the communication and an appositive greater in the formation of the professors in the area of the parental envolvement. |
Description: | Mestrado em Activação do Desenvolvimento Psicológico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4746 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2007001173.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.