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 A noção de tempo em activação do desenvolvimento
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4743

title: A noção de tempo em activação do desenvolvimento
authors: Fernando, Teresa de Jesus Dias
advisors: Portugal, Maria Gabriela Correia de Castro
keywords: Psicologia do desenvolvimento
Desenvolvimento das crianças
Percepção temporal
Estratégias de aprendizagem
issue date: 2005
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este estudo apresenta-se como uma proposta de reflexão sobre práticas pedagógicas pré-escolares activadoras do desenvolvimento da noção de tempo. Investigou as diferenças no domínio de noções de tempo, em dois grupos de crianças de 5-6 anos (nascidas em 1999), que frequentaram os jardins de infância do concelho de Seia, no ano lectivo 2004/2005. Tendo por base uma concepção de educação que enfatiza a intencionalidade e a sistematicidade do processo educativo e que equaciona a importância do desenvolvimento da orientação temporal, a nossa investigação organizou-se no sentido de verificar se as crianças, que na sua vivência diária, experienciaram um Programa de Desenvolvimento de Conceitos de Tempo, revelavam maior desenvolvimento no domínio da orientação temporal. O Programa de Desenvolvimento de Conceitos de Tempo foi organizado por nós, tendo por base as concepções teóricas e os dados da monitorização dos vários contextos de jardim de infância. A revisão bibliográfica que enforma a parte inicial do trabalho procura fundamentar o processo evolutivo da estruturação do tempo, evidenciando o desenvolvimento das estruturas cognitivas que estão na base da estruturação do conceito. Na avaliação dos dois grupos utilizámos uma lista de verificação de conceitos de tempo (checklist), construída por nós, tendo por base o referencial teórico e a opinião de especialistas da área da Educação, da Psicologia e da Metodologia da investigação. A fidedignidade do instrumento obtida através do índice Alfa de Cronbach é de 0,925. Os dados da investigação permitiram verificar que os valores observados nos dois grupos não se ajustam aos valores esperados, o que significa que as diferenças obtidas, não se devem meramente ao acaso. O nível de significância nas dimensões investigadas situou-se entre 0 e 0,029, pelo que, podemos considerar que as diferenças obtidas são estatisticamente significativas.

In this essay we examine issues to reflect about pré-schooling pedagogical pratices, to promote the development of time conception. In this work we have researched the differences between time conception, in two groups of 5-6 years old (born in 1999) who attended the kindergarten located in Seia municipality, during 2004/2005. Supported by educational concepts in matters of curricular development which focus both an intentional and systematic approach in the educational process, and the importance of time conception, our assumption was organized in order to check if the children who experienced a Program to Develop Time Conception during their daily lives routines, perform higher development in time orientation. The program intended to develop time conception was organized by us, based on the theoretical concepts and the monitorization performed in several contexts of the kindergarten. The initial bibliographical overview intends to ground the evolution of time conceptions, highlighting the development of the cognitive structures which underpin the concept. To evaluate both groups it was used a checklist of time concept, built up by us, based on theoretical approaches and on the opinion of experts in Education, psychology and investigation methodology. The reliability of the instrument obtained through the values of the internal consistence of Alfa de Cronbach averages 0,925. The obtained data allow us to state that the values observed don’t fit to the expected values. It means the differences in both groups aren’t incidental. Since the level of significance is situated between 0 and 0, 029 in every investigated dimension, one may consider that the obtained differences are statistically significant.
description: Mestrado em Activação do desenvolvimento psicológico
URI: http://hdl.handle.net/10773/4743
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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