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 Violência na escola : a actuação dos auxiliares de acção educativa
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4741

title: Violência na escola : a actuação dos auxiliares de acção educativa
authors: Almeida, António José Cachide de
advisors: Martins, António Maria
keywords: Administração escolar
Organização escolar
Comportamento dos alunos
Agressividade
Violência nas escolas
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O processo de socialização que permite ao indivíduo integrar a sociedade e nela desempenhar determinado tipo de papéis, decorre ao longo da vida. É um processo inacabado porque o sujeito se confronta, quotidianamente, com a necessidade de se adaptar a novos papéis. A escola, enquanto agente de socialização, reveste-se de grande importância neste processo ao proporcionar às crianças competências fundamentais e adequadas às exigências do mercado de trabalho. É também dentro desta instituição, através de um conjunto de interacções diversificadas, entre pares e com adultos, que a criança constrói a sua própria autonomia. Através da síntese entre as suas capacidades naturais e as experiências adquiridas nas interacções quotidianas, a criança vai adquirindo consciência do “eu”. Os recreios constituem um espaço privilegiado destas interacções. É também neste espaço que ganham relevo os comportamentos de violência que se desenvolvem em contexto escolar e que tem motivado grande preocupação nos actores que interagem na mesoorganização escolar. Neste palco de interacções ganha preponderância a actuação que os Auxiliares de Acção Educativa podem desenvolver na supervisão do recreio, de forma a prevenir a ocorrência de comportamentos desviantes. Ao contrário da generalidade das investigações que têm centrado a análise dos fenómenos mesossociais nas interacções que ocorrem entre professores e alunos dentro da sala de aula, optámos por direccionar a nossa lente para os comportamentos que acontecem no recreio, com incidência para a acção exercida pelos Auxiliares de Acção Educativa na prevenção da violência. Do ponto de vista metodológico trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, em que a observação, as entrevistas e a pesquisa documental constituíram as técnicas de recolha de dados privilegiadas para a concretização da investigação.

The socialization process, which allows the individual to be part of the society and in it play different types of roles, takes place throughout life. It is, therefore, an endless process because the individual confronts himself on a daily basis with the need to adapt to new roles. School, as a socialization agent, is of extreme importance in this process, since it provides children with the fundamental and adequate skills for the work emergent market. It is also within this institution, throughout a series of different interactions, between students and adults, that a child builds its own autonomy. Throughout the synthesis between their natural capacities and the experiences acquired in the daily interactions, the child gradually acquires its perceptions of its identity. The schoolyards are a privileged space for those interactions. It is also in this space that the violent behaviors assume a certain importance in the school context and have motivated great preoccupation in the subjects that interact in the organization itself. In this stage of interactions, the role that is played by the members of the school staff gains considerable importance, especially as far as supervision of students is concerned and in the prevention of the occurrence of deviant behaviors. Contrary to most investigations that have centered their attention on the relationships that take place between teachers and students inside the classroom, we have decide to focus our attention in the behaviors that take place in the school yard, with special attention on how the school staff interevene in relation to the prevention of violence. As far as the methodological perspective is concerned, this is intended to be a qualitative study, in which the observations, the interviews and the documental analysis have been chosen as the techniques to collect the required information to accomplish the investigation.
description: Mestrado em Análise Social e Administração da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/4741
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