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 O contributo da televisão para a aprendizagem informal de ciência
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4719

title: O contributo da televisão para a aprendizagem informal de ciência
authors: Sardo, Manuela Cristina Andrade da Costa
advisors: Ramos, Fernando
keywords: Educação em ciências
Ensino das ciências
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho propõe-se analisar o contributo da televisão para a aprendizagem informal de Ciência. Apresenta como objectivos concluir sobre a presença de conteúdos de carácter científico, em programas televisivos recreativos, bem como, conhecer melhor a influência deste tipo de programas televisivos, na transmissão e compreensão de conhecimentos científicos. Considera o desenvolvimento da Televisão e a evolução da programação infanto-juvenil, na televisão portuguesa. Refere-se aos efeitos cognitivos dos media na sociedade e na escola, em particular. Avalia o contributo da televisão, em particular dos programas televisivos recreativos, para a divulgação de Ciência e analisa a presença desses conteúdos nos programas infanto-juvenis dos canais de televisão portuguesa. A investigação empírica baseia-se em cenários naturais e reais da aprendizagem. Revela a vantagem na utilização do audiovisual num contexto de aprendizagem, utilizando-o como mais um recurso para a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos científicos. Sugere a necessidade de uma mediação mais eficaz, de forma a explorar as aprendizagens informais realizadas.

The present study intends to analyse the contribution of television to the informal learning of science. It seeks to conclude about the presence of scientific concepts in entertainment television programs, as well as know better the role played by this kind of programs in the development of scientific knowledge. Refers the evolution of television and the development of children’s programs, in Portuguese television. It attend to the cognitive effects of media at society and, particularly, at school. It is also hoped to highlight the presence of scientific concepts in entertainment programs and evaluate the contribution of television, and particularly those programs, in the divulgation of science This research is based on natural and real learning scenarios. Reveals the benefit of audiovisual resources in the process of teaching and learning. It suggest the need of an efficiently mediation in order to better explore this informal learning.
description: Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência
URI: http://hdl.handle.net/10773/4719
appears in collectionsCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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