DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território > CSPT - Dissertações de mestrado >
 A microbiologia como agente de mudança na educação científica
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4712

title: A microbiologia como agente de mudança na educação científica
authors: Carvalho, Joana Cunha de
advisors: Correia, António
keywords: Educação científica
Microbiologia
Democratização da educação
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Num mundo repleto pelos produtos da indagação científica, a alfabetização científica converteu-se numa necessidade para todos: todos necessitamos de utilizar a informação científica para realizar opções que se nos deparam a cada dia; todos necessitamos de ser capazes de participar em discussões públicas sobre assuntos importantes que se relacionam com a ciência e a tecnologia; e todos merecemos compartilhar a emoção e a realização pessoal que pode produzir a compreensão do mundo natural”. (Fourez, 1997). O conhecimento em Microbiologia pode ser um agente determinante na mudança essencial à educação científica: micróbios e processos microbianos estão presentes em ínumeros produtos de utilização quotidiana e dominam praticamente todos os ambientes. É fácil transitar da experiência quotidiana para o domínio científico quando falamos de Microbiologia. Esta proximidade, faz com que a Microbiologia constitua um bom agente de mudança na atitude do público em geral em relação à ciência, nomeadamente no que diz respeito às Ciências da Vida. Assim, pretende-se contribuir para a divulgação da importância do mundo invisível dos micróbios e para a literacia científica dos cidadãos no sentido de proporcionar uma participação activa em decisões actuais no âmbito da Microbiologia. A proposta em apresentação foi concebida no sentido de permitir uma adaptação a ambientes formais e informais de ensino. Apresenta um suporte electrónico na esperança de poder divulgar a importância dos micróbios a uma maior audiência. Construiu-se aquilo que pretende vir a ser base de um espaço de divulgação da Microbiologia na internet. O objectivo é que qualquer pessoa que o visite possa ficar a saber de uma forma muito simples e acessível o que é a Microbiologia, qual a sua importância, qual a sua influência no quotidiano humano. O sítio encontra-se dividido em três campos principais: mini-curso – Trata-se de uma apresentação muito simples na qual é suposto que qualquer pessoa não literada em ciências perceba em linhas gerais o que é a Microbiologia cozinha vs laboratório – Esta área pretende desafiar qualquer pessoa a fazer Microbiologia na cozinha de sua casa. Esta secção.permite, por um lado conhecer alguns materiais e métodos usuais nos laboratórios de microbiologia e, por outro lado, apresentar alternativas domésticas para alguns materiais. actividades - . As doze actividades propostas neste sítio são o cerne desta proposta de divulgação da Microbiologia. O convite que esta secção endereça a cada pessoa que a visita é experimentar Microbiologia e aprender Microbiologia com experiência simples que muitas vezes recorrem a metriais do quotidiano humano.

In a world full of scientific questions the scientific alphabetization has been converted on a need to everyone: everybody needs to use scientific information to make choices everyday; we all need to be able to take part on public discussions about important themes related with science and technology and we all deserve to share the emotion and fulfillment that the comprehension of natural world can give” (Fourez, 1997) The Knowledge in Microbiology can be a determinant agent on an essential change to scientific education: microbes are present in lots of products that are used everyday and they rule all environments. In Microbiology it’s easy to pass from everyday experience to scientific domain. This proximity makes the Microbiology a good agent to change people’s attitudes about science specifically life sciences. Communicating the importance of the invisible world of microbes can help to improve scientific literacy of citizens allowing them to make part of actual decisions related with Microbiology. This proposal was constructed in order to be applied to formal and informal learning contexts. The basis is an internet site hoping to communicate microbe’s importance to a major audience. Any person that visits the site can learn on a very simple way what is Microbiology why is it important and how it influences human life. That’s the major goal of this work. The site is divided on three fields: Mini-course – a very simple presentation about what is Microbiology that can be understood by any person incuding those who never have studied sciences Kitchen vs lab – This section is a challenge to make Microbiology on a kitchen. It’s possible to learn the most common microbiology lab materials and introduce some domestic options that substitute the lab ones. Activities – the twelve activities presented are the center of this Microbiology communication proposal. This area invites everyone to experiment and learn Microbiology making some easy activities with very simple materials.
description: Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência
URI: http://hdl.handle.net/10773/4712
appears in collectionsCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
212629.pdf5.74 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2