Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/4712
Title: | A microbiologia como agente de mudança na educação científica |
Author: | Carvalho, Joana Cunha de |
Advisor: | Correia, António |
Keywords: | Educação científica Microbiologia Democratização da educação |
Defense Date: | 2006 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Num mundo repleto pelos produtos da indagação científica, a alfabetização
científica converteu-se numa necessidade para todos: todos necessitamos de
utilizar a informação científica para realizar opções que se nos deparam a cada
dia; todos necessitamos de ser capazes de participar em discussões públicas
sobre assuntos importantes que se relacionam com a ciência e a tecnologia; e
todos merecemos compartilhar a emoção e a realização pessoal que pode
produzir a compreensão do mundo natural”. (Fourez, 1997).
O conhecimento em Microbiologia pode ser um agente determinante na
mudança essencial à educação científica: micróbios e processos microbianos
estão presentes em ínumeros produtos de utilização quotidiana e dominam
praticamente todos os ambientes. É fácil transitar da experiência quotidiana
para o domínio científico quando falamos de Microbiologia. Esta proximidade,
faz com que a Microbiologia constitua um bom agente de mudança na atitude
do público em geral em relação à ciência, nomeadamente no que diz respeito
às Ciências da Vida. Assim, pretende-se contribuir para a divulgação da
importância do mundo invisível dos micróbios e para a literacia científica dos
cidadãos no sentido de proporcionar uma participação activa em decisões
actuais no âmbito da Microbiologia.
A proposta em apresentação foi concebida no sentido de permitir uma
adaptação a ambientes formais e informais de ensino. Apresenta um suporte
electrónico na esperança de poder divulgar a importância dos micróbios a uma
maior audiência. Construiu-se aquilo que pretende vir a ser base de um
espaço de divulgação da Microbiologia na internet. O objectivo é que qualquer
pessoa que o visite possa ficar a saber de uma forma muito simples e
acessível o que é a Microbiologia, qual a sua importância, qual a sua influência
no quotidiano humano.
O sítio encontra-se dividido em três campos principais:
mini-curso – Trata-se de uma apresentação muito simples na qual é suposto
que qualquer pessoa não literada em ciências perceba em linhas gerais o que
é a Microbiologia
cozinha vs laboratório – Esta área pretende desafiar qualquer pessoa a fazer
Microbiologia na cozinha de sua casa. Esta secção.permite, por um lado
conhecer alguns materiais e métodos usuais nos laboratórios de microbiologia
e, por outro lado, apresentar alternativas domésticas para alguns materiais.
actividades - . As doze actividades propostas neste sítio são o cerne desta
proposta de divulgação da Microbiologia. O convite que esta secção endereça
a cada pessoa que a visita é experimentar Microbiologia e aprender
Microbiologia com experiência simples que muitas vezes recorrem a metriais
do quotidiano humano. In a world full of scientific questions the scientific alphabetization has been converted on a need to everyone: everybody needs to use scientific information to make choices everyday; we all need to be able to take part on public discussions about important themes related with science and technology and we all deserve to share the emotion and fulfillment that the comprehension of natural world can give” (Fourez, 1997) The Knowledge in Microbiology can be a determinant agent on an essential change to scientific education: microbes are present in lots of products that are used everyday and they rule all environments. In Microbiology it’s easy to pass from everyday experience to scientific domain. This proximity makes the Microbiology a good agent to change people’s attitudes about science specifically life sciences. Communicating the importance of the invisible world of microbes can help to improve scientific literacy of citizens allowing them to make part of actual decisions related with Microbiology. This proposal was constructed in order to be applied to formal and informal learning contexts. The basis is an internet site hoping to communicate microbe’s importance to a major audience. Any person that visits the site can learn on a very simple way what is Microbiology why is it important and how it influences human life. That’s the major goal of this work. The site is divided on three fields: Mini-course – a very simple presentation about what is Microbiology that can be understood by any person incuding those who never have studied sciences Kitchen vs lab – This section is a challenge to make Microbiology on a kitchen. It’s possible to learn the most common microbiology lab materials and introduce some domestic options that substitute the lab ones. Activities – the twelve activities presented are the center of this Microbiology communication proposal. This area invites everyone to experiment and learn Microbiology making some easy activities with very simple materials. |
Description: | Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/4712 |
Appears in Collections: | DCSPT - Dissertações de mestrado UA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
212629.pdf | 5.74 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.