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 Estratégia organizacional gabinete comunicação e R.P.: o caso da CM de Vagos
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4708

title: Estratégia organizacional gabinete comunicação e R.P.: o caso da CM de Vagos
authors: Rocha, Vera Lúcia Ribeiro da
advisors: Moreira, José Manuel Lopes da Silva
Cunha, Conceição Maria Oliveira
keywords: Gestão pública
Poder local: Vagos (Portugal)
Serviços públicos
Comunicação da informação
Marketing de serviços
Relações públicas
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A presente proposta de projecto intenta alertar para a necessidade dos órgãos da A.P. desenvolverem uma estratégia de enfoque no cidadão, mediante o recurso e integração eficaz e eficiente dos sistemas de informação e comunicação. A forma de comunicar tem evoluído, e a AP, face à emergência de um novo tipo de gestão pública – Gestão do Valor Público ou Governação. A importância crescente da comunicação e do marketing na reorganização dos serviços públicos tem adquirido especial importância no sector público, com particular incidência, no Poder Local, devido à proximidade física das autarquias face aos cidadãos. A criação de Gabinetes de Comunicação e Relações Públicas nos órgãos públicos, em especial nas autarquias, poderão ser uma solução para as crescentes competências imputadas às Câmaras Municipais, implicando eficácia na gestão de relacionamentos com os vários públicos-alvo das autarquias. Desta forma, urge planear e criar uma estratégia de Marketing e comunicação que corresponda às expectativas e necessidades dos munícipes.

The main purpose of this work is to bring out the attention to the need of developing a strategy focus on the citizen in Public Administration services. This strategy should include effective and efficient information systems, technology and marketing management and communication tools. The way we communicate has evolved, and the Public Administration services’ way of communicating and working should be updated, especially regarding the emergence of a new type of public management - Governance. The growing importance of communication and marketing in the reorganization of public services has acquired special importance in the public sector, with particular focus on Local Government, due to the physical proximity of local authorities towards the citizens. A possible solution in finding a balance between the particularities of the Local Government services and the need to communicate may be the creation of offices and teams specialized in managing Communication and Public Relations processes. A marketing and communication strategy can also be efficient tools in creating bounds with local citizens.
description: Mestrado em Administração e Gestão Pública
URI: http://hdl.handle.net/10773/4708
appears in collectionsCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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