DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Teses de doutoramento >
 Procedências dos alunos e o sucesso académico: um estudo com alunos de Cálculo I e Elementos de Física da Universidade de Aveiro
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4696

title: Procedências dos alunos e o sucesso académico: um estudo com alunos de Cálculo I e Elementos de Física da Universidade de Aveiro
authors: Souza, Dayse Neri de
advisors: Tavares, José
keywords: Ciências da educação
Alunos do superior - Aveiro (Portugal)
Indicadores socioeconómicos
Sucesso escolar
Sociologia da educação
Estudos de caso
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O estudo em epígrafe inscreve-se no âmbito da investigação do (in) sucesso académico, designadamente na transição do nível secundário para o nível superior. O insucesso académico se evidencia por factores multifacetados que assenta na dimensão individual, didáctica/pedagógica e institucional. Neste contexto, a proposta foi analisar as procedências dos alunos que ingressaram na Universidade de Aveiro no ano de 2001/2002 e averiguar, na perspectiva dos alunos, se são preditores do (in) sucesso no contexto universitário nas disciplinas de Cálculo I e Elementos de Física. Para tanto, aplicamos dois instrumentos de investigação, o QPASS e entrevistas aos alunos com a finalidade de avaliar as variáveis que implicaram no (in) sucesso. Assim como, a realização de entrevistas aos Coordenadores das disciplinas, para perfilhar com as declarações dos alunos. A análise quantitativa foi realizada com a utilização do programa estatístico SPSS para Windows 12.0 e para a análise qualitativa o Software N6 – Nud*Ist versão 6.0. Para a conclusão final das análises, aplicamos a técnica de triangulação com vista a promover um enriquecimento no processo de investigação e produzir um resultado de confiança e confirmação dos resultados. De forma conclusiva, os resultados auferidos indicam que, para todos os itens do QPASS para o nível secundário e superior, a pontuação obtida rondou o ponto intermédio da escala, com alguma superação. Na realização do teste t student para amostras emparelhadas nos itens aulas, programas, avaliação e docentes para o nível secundário e superior, as disciplinas de Física e Elementos de Física foram avaliadas mais favoravelmente comparativamente a Matemática e Cálculo I. No que concerne ao abaixamento das classificações quando transitam para o ensino superior, os resultados indicam que os alunos baixam as notas em Cálculo I e Elementos de Física, relativamente às provas específicas de Matemática e Física. Qualitativamente, os resultados revelam que as dificuldades percepcionadas pelos alunos referentes à saída de casa, aos tipos de aulas, ritmo das aulas, difícil relação professor-aluno, falta de método de estudo, falta de maior dedicação aos estudos, dificuldade no gerenciamento do tempo para as actividades, e método de avaliação foram factores influenciadores para o baixo rendimento académico. A percepção dos Coordenadores das disciplinas, valida as declarações dos alunos referente às dificuldades vivenciadas na transição entre os dois níveis de ensino. Ingressam no ensino superior imaturos, terem que viver longe de casa, não saberem gerenciar o tempo para novas responsabilidades, não terem hábitos de trabalho. É alusivo concluir que, de acordo com os resultados, a boa preparação dos alunos no secundário nas vertentes pessoais, sociais, vocacionais e intelectuais são preditores para alcançarem um melhor ajustamento no contexto académico. Como estudo diagnóstico, os resultados obtidos permite-nos concluir que os alunos da Universidade de Aveiro sofrem a problemática da transição como a maioria dos alunos de outras instituições de ensino superior, cabendo a todo o corpo educativo desenvolver estratégias interventoras para a promoção do sucesso dos alunos nos cursos das ciências e engenharias, nomeadamente nas disciplinas de Cálculo I e Elementos de Física.

This study is part of an investigation into academic success or lack of success, more precisely in the transition from secondary to university level education. The lack of academic success is shown in multifaceted factors that are based on individual, didactic/pedagogical and institutional dimensions. In this context, the intention was to analyse the proceedings of the students that entered the University of Aveiro in the year 2001/2002 and to find out from the student’s perspective, if they are predictors of the success or lack of success in the university context, in the subjects Calculus I and Elements of Physics. For this purpose, two instruments of investigation were applied, the QPASS and interviews with the students with the objective of evaluating the variables that were implied in success or lack of success. Interviews were also conducted with the subject Coordinators, to affiliate with the students’ statements. The quantitative analysis was done using the statistical program SPSS for Windows 12.0 and for the qualitative analysis Software N6 – Nud*Ist version 6.0 was used. For the final conclusion of the analysis, the triangulation technique was used, with the intent of promoting an enrichment of the process of investigation, production of a sure result and results confirmation. The results obtained show conclusively that for all the items of QPASS for the secondary and higher level education the score obtained rounded the intermediate point of the scale, and in some cases was over it. With the t student test for matched samples in the items lessons, programs, evaluation and teachers for secondary and higher educational levels, the subjects Physics and Elements of Physics were evaluated more favourably than Mathematics and Calculus I. As far as the lowering of classifications is concerned, when they pass from the secondary level education to the university level education, the results show that the students’ marks are found to be lower in Calculus I and Elements of Physics, in relation to the final exams in Mathematics and Physics. Qualitatively, the results reveal that the difficulties felt by the students referring to leaving home, rhythm of the lessons, difficult relation teacher-student, lack of study methods, difficulties in managing the time for the activities, and evaluation method where the factors responsible for lower academic achievements. The perception of the subject Coordinators validates the students’ statements of the difficulties experienced in the transition between the two levels of education. They start attending higher education when they are immature, having to live away from home, not knowing how to manage their time for new responsibilities and not having work habits. The results show that a good preparation of the students in secondary education in personal, social, vocational and intellectual aspects is a predictor for achieving a better adjustment to the academic context. As a diagnostic study, the results obtained allow us to conclude that the students of the University of Aveiro suffer from the transition, like most students of other institutions of higher education and it is necessary that all the educational body develop intervening strategies for the promotion of the students success in science and engineering degrees, especially in the subjects Calculus I and Elements of Physics.
description: Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/4696
appears in collectionsUA - Teses de doutoramento
DE - Teses de doutoramento

files in this item

file description sizeformat
208957.pdf5.91 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2