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 As TIC no currículo do ensino básico e os processos educativos
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4695

title: As TIC no currículo do ensino básico e os processos educativos
authors: Pestana, Ilda Maria Coelho Lopes da Cunha
advisors: Martins, António Maria
keywords: Administração escolar
Desenvolvimento dos currículos
Tecnologia da educação
Mudança educativa
Prática pedagógica
Formação de professores
Ensino básico
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A escola passa por um processo complexo para conseguir acompanhar as inovações e as mudanças que se vão impondo com o nascimento da sociedade da informação. O trabalho incide no contexto organizacional no que concerne à gestão do currículo no domínio das novas tecnologias da informação e comunicação (TIC). Procede-se a uma reflexão acerca das alterações curriculares referentes à introdução das TIC no ensino básico. As alterações curriculares pertencentes ao Decreto-lei 6/2001 prevêem a aquisição de competências básicas neste domínio, de modo transversal, como um meio, ou instrumento potencialmente explorável pelas diversas áreas curriculares, ou extracurriculares. Posteriormente com o Decreto-lei 209/2002 é implementada a disciplina “introdução às tecnologias da informação e comunicação” (ITIC) obrigatória no 9º ano de escolaridade, que visa desenvolver as competências básicas das TIC na sociedade e uniformizar conhecimentos no final do ensino básico. O objecto deste estudo é analisar como a escola se organiza, de forma a criar as condições necessárias para que sejam colocadas em práticas as referidas alterações curriculares no ensino básico, em Portugal continental. No âmbito deste estudo empírico recolhemos informação, através de inquérito por questionário junto de uma amostra constituída por 363 (52% do universo) presidentes do Conselho Executivo ou alguém por eles designado, responsáveis pelas escolas sede de agrupamentos verticais do ensino básico com os três níveis de ensino 1º,2º e 3º ciclos.

This work focuses on the organisational context of curriculum management of Information and Communication Technology (ICT) in the primary and middle school education. The curricular adjustments concerning the introduction of ICT in the primary and middle school education systems are mentioned and analyzed. The curricular revision brought by Decree-law 6/2001 foresees the acquirement of basic abilities in this domain, as a promising means to be explored by the various curricular and extracurricular areas. Later on, with the introduction of Decree-law 209/2002, the subject of Introduction to Information and Communication Technology is implemented, mandatory in 9th and 10th grades, which aims at developing the basic abilities of ICT in society and at standardizing knowledge. This work studies the way schools organise themselves in order to create the necessary conditions to implement the required curricular changes up until the 9th grade. In the context of this Project work, information has been gathered through questionnaires to a sample consisting of 362 (52% of the total) headmasters of the groupings of primary and middle schools. Schools undergo a complex process to be presently up-to-dated concerning this new Information Society.
description: Mestrado em Análise Social e Administração da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/4695
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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