DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial > DEGEI - Dissertações de mestrado >
 O golfe no Norte de Portugal: uma perspectiva motivacional
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4674

title: O golfe no Norte de Portugal: uma perspectiva motivacional
authors: Ribeiro, João Pedro dos Santos Oliveira Pinto
advisors: Kastenholz, Elisabeth
Ferreira, Ana Maria
keywords: Gestão do turismo
Desenvolvimento do turismo - Estudos de caso
Destinos turísticos
Prática desportiva - Golfe - Portugal
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este estudo analisa o golfe no Norte de Portugal numa perspectiva motivacional, relacionando as motivações dos golfistas, os atributos da região Norte e dos campos de golfe do Norte de Portugal, a imagem do destino Norte de Portugal e dos seus campos de golfe, o processo de decisão da escolha desse destino e a avaliação da satisfação obtida pelos golfistas após a realização da experiência. Através da revisão bibliográfica foi possível caracterizar o turismo a nível mundial e nacional, bem como, o fenómeno do golfe em termos mundiais e nacionais. Paralelamente, analisam-se os estudos realizados sobre a temática do golfe e o comportamento do consumidor, nomeadamente, as motivações, a formação da imagem da área destino e o processo de tomada de decisão. Deste modo é possível constatar que as motivações e as necessidades do consumidor impulsionam o comportamento do turista, conjuntamente com outras variáveis internas e externas. Por outro lado, a formação da imagem da área destino e o processo de tomada de decisão ajudam a clarificar e a explicar esse mesmo comportamento, o que vai de encontro aos objectivos principais deste estudo, nomeadamente, a análise das motivações dos golfistas na escolha do destino Norte de Portugal e dos campos de golfe da região e a subsequente avaliação após a realização da experiência. Atendendo à escassez de dados sobre esta matéria, foi necessário proceder à recolha de dados primários, com base num questionário realizado em todos os campos do Norte de Portugal nos meses de Julho, Agosto, Setembro, Outubro e Novembro de 2005. A amostra permitiu identificar três segmentos, dada a existência de três grupos com características homogéneas, nomeadamente, os portugueses que residem no Norte de Portugal, os portugueses que residem fora do Norte de Portugal e os estrangeiros. O tratamento e análise das questões que medem a importância dos atributos na escolha do destino Norte de Portugal e a importância atribuída aos atributos respeitantes aos campos de golfe da região foram realizados através de uma análise de componentes principais. Com base nos factores resultantes da análise de componentes principais, foi possível comparar as diferenças entre cada segmento e analisar de que forma a importância atribuída a cada um dos factores considerados se relaciona com a satisfação manifestada relativamente a esse mesmo factor. Com base nos resultados obtidos, foi possível apresentar conclusões relativamente às principais motivações relacionadas com a visita ao Norte de Portugal e aos campos de golfe da região, bem como, avaliar a experiência do golfista após a realização dessa mesma visita.

This study analyses the golf in the North of Portugal in a motivational perspective, by relating the golf players motivations, North of Portugal and the golf fields attributes, the North of Portugal and its golf fields destination image, the travel destination choice process and the evaluation of satisfaction experienced by the golf players after their visit. Through the literature review we were able to characterize international and national tourism, as well as the golf phenomenon in international and national terms. Parallelly, the studies carried out through on golf and the consumer behaviour are analyzed, namely, the motivations, the destination image formation and the destination choice process. In this way it is possible to evidence that motivations and consumer necessities determine the tourist behaviour, jointly with other internal and external variables. On the other hand, the destination image formation and the destination choice process help to clarify and explain that behaviour which meets the main goals of this study, namely, analyse the golf players motivations in the destination North of Portugal and its golf fields choice process and the subsequent evaluation after the experience accomplishment. Considering the data on this substance scarcity, it was necessary to proceed to primary data retraction, based on a survey undertaken in all North of Portugal golf fields in the months of July, August, September, October and November of 2005. The sample allowed to identify three market segments, given the existence of three groups with similar characteristics, namely, the Portuguese who live in the North of Portugal, the Portuguese who live outside the North of Portugal and the foreigners. The treatment and analysis of the questions that measure the attributes importance in the North of Portugal destination choice and the attributed importance respecting the region golf fields had been carried through a Principal Components Analysis. Based on the resultant factors of the Principal Component Analysis was possible to compare the differences between each segment and to analyse in which way the attributed importance in each one of the considered factors is related to the revealed satisfaction in that same factor. From the results, it was possible to present conclusions on the main motivations related with the North of Portugal visited and the region golf fields as well as to evaluate the golf player experience after the visit accomplishment.
description: Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/4674
appears in collectionsDEGEI - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
209706.pdf1.49 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2