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 Promoção turística: o impacto das parcerias entre agentes públicos e privados
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4671

title: Promoção turística: o impacto das parcerias entre agentes públicos e privados
authors: Neves, Anabela Tavares
advisors: Kastenholz, Elisabeth
Ferreira, Ana Maria
keywords: Gestão do turismo
Desenvolvimento do turismo
Promoção turística
Empresas públicas - Turismo
Empresas privadas - Turismo
Cooperação empresarial
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho de investigação incide na análise dos impactos do fenómeno das parcerias no sector do turismo, no contexto das tendências internacionais de cooperação. A problemática da pesquisa centra-se na avaliação da importância e da implementação e gestão de uma parceria entre os sectores público e privado, na área do marketing e da promoção turística, através do estudo das opiniões e da percepção dos membros integrantes da Agência Regional de Promoção Turística – Porto e Norte de Portugal. A revisão bibliográfica permite estimar a relevância da tendência crescente de cooperação numa área de intensa competitividade como se assume a do turismo e compreender a importância das parcerias para o desenvolvimento planeado e sustentado do sector. É igualmente abordada a temática da cooperação no marketing de destinos, bem como o papel do sector público e do privado na promoção turística do produto global e regional. É ainda feita referência ao papel da imagem e da marca na definição de políticas promocionais conjuntas. Para tentar dar resposta às questões propostas pelo estudo, resultantes da reflexão teórica, a investigação empírica recorre a uma metodologia que abrange a análise de conteúdo de uma entrevista bem como a utilização de métodos e técnicas de análise estatística dos dados recolhidos, através da aplicação de um inquérito aos representantes das instituições, organismos e empresas que integram a Agência Regional de Promoção Turística – Porto e Norte de Portugal. As respostas ao inquérito permitiram a caracterização dos membros da parceria, bem como a avaliação das suas percepções relativamente à importância das alianças na promoção turística, aos objectivos e benefícios associados à cooperação no marketing dos destinos e que justificam a integração nesta forma de cooperação, bem como a estimativa da relevância atribuída aos factores de sucesso e aos limitadores do mesmo, na criação e manutenção das parcerias no turismo. Para além da descrição dos resultados obtidos com a análise dos dados, procede-se à correlação das percepções dos representantes do sector público com as entidades do sector privado, igualmente representadas na parceria. O cruzamento dos resultados pretende demonstrar a proximidade ou afastamento da posição e perspectivas do sector público e do sector privado, em matérias relativas ao fenómeno das parcerias na promoção turística. Com base nos resultados são sugeridas algumas directrizes e orientações a ter em linha de conta na criação e manutenção de uma parceria no turismo, bem como algumas recomendações para investigações futuras.

This research work analyses the impact of the partnership phenomenon within the tourism sector in the context of the international cooperation trends. The research focuses the evaluation of the importance, implementation and management of a partnership between public and private sectors, in marketing and tourism promotion areas, through the study of perceptions and opinions of the integrating members of the regional agency for tourism promotion– Oporto and North of Portugal. The literature review allows estimating the relevance of the growing trend to cooperate in an area of intense competitiveness, as tourism is seen, and understanding the importance of partnerships for planned and sustained development of the sector. It equally approaches the topic of cooperation in destination marketing, as well as the role of public and private sectors in the tourism promotion of global and regional product. There is also reference to the role of image and brand in defining cooperative marketing policies. In order to respond to the questions created by the theoretical discussion, the empirical research follows a methodology that includes the results of an interview, as well as the use of methods and techniques of statistical analysis of the data collected on a survey undertaken among the representatives of organisations and companies which integrate the regional agency for tourism promotion – Oporto and North of Portugal. The survey allowed the characterisation of partnership members, as well as the evaluation of their perceptions regarding the importance of alliances within tourism promotion, the goals and benefits associated to cooperation in destination marketing, the identification of the factors that justify integration, and the estimation of the relevance given to success factors and its inhibitors in the creation of partnerships in tourism. Along with the description of the results from the data analysis, the correlation of perceptions between the representatives of the public sector and the managers of the private sector, which are represented in the partnership, is also made. The cross examination of the results intends to demonstrate the proximity or discrepancy of public and private sectors’ position and perspectives, concerning subjects related to the partnerships’ phenomenon in tourism promotion. Based on the results, some directives and orientations to have in consideration when creating and maintaining a partnership in tourism, as well as some recommendations for future research, are also given.
description: Mestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/4671
appears in collectionsDEGEI - Dissertações de mestrado
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