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 Efeito de xenobióticos em meios aquáticos: aplicação ao 3º ciclo
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4660

title: Efeito de xenobióticos em meios aquáticos: aplicação ao 3º ciclo
authors: Oliveira, Joana Isabel Branco de
advisors: Pereira, Mário Jorge
Gonçalves, Fernando José Mendes
keywords: Ensino das ciências da terra
Ecotoxicologia
Educação ambiental
Ensino básico
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A contaminação de sistemas aquáticos deve-se não só a causas naturais mas sobretudo a actividades humanas, como sejam, as descargas de efluentes domésticos ou industriais, a lixiviação e escorrência de pesticidas em terrenos agrícolas, entre outras. A avaliação dos efeitos tóxicos de diferentes agentes em populações ou comunidades de organismos vivos, que pertencem a ecossistemas aquáticos, pode ser efectuada através da realização de ensaios ecotoxicológicos. Assim, o trabalho que se apresenta foi desenvolvido em duas fases. Na primeira fase do trabalho, pretendeu-se avaliar o impacto do aumento da concentração do herbicida Paraquato® em três espécies de microalgas verdes – Pseudokirchneriella subcapitata (Korshikov) Hindak, Chlorella vulgaris Beijerinck e Pandorina morum (Müller) Bory. Para isso, aplicou-se a metodologia dos testes de toxicidade, tendo-se definido previamente a gama de concentrações utilizada para cada espécie. De um modo geral, a análise estatística (ANOVA) permitiu verificar diferenças significativas com o incremento da concentração de Paraquato®. Assim, conclui-se que P. morum é a alga mais sensível e P. subcapitata a mais tolerante à presença do referido herbicida. Na segunda fase do trabalho, desenvolveu-se uma metodologia de teste de inibição de crescimento algal aplicável ao 3º ciclo do Ensino Básico, utilizando substâncias que não constituem um risco de manipulação por parte dos alunos. Para isso, adaptou-se a metodologia dos testes de toxicidade utilizando o conhecido sal de cozinha como agente tóxico a testar. Este trabalho permitiu a comparação dos seus resultados com os dos testes toxicológicos vulgarmente utilizados na investigação. Assim, desenvolveu-se uma metodologia simples e perfeitamente aplicável na realidade material e orçamental das nossas escolas pelo que, se sugere que os Professores do Ensino Básico a incluam como estratégia didáctica no ensino das Ciências Naturais.

The contamination of aquatic systems is due not only to natural causes but above all to anthropogenic activity such as discharges of domestic or industrial effluents, leaching and runoff of pesticides in agricultural lands, among others. The evaluation of the toxic effects of different agents in populations or communities of living organisms, belonging to aquatic ecosystems, can be accomplished by carrying out ecotoxicological assays. Thus, the present study was developed in two phases. In the first phase of the study, it was intended to evaluate the impact of the increase of Paraquat® concentration in three microalgae species - Pseudokirchneriella subcapitata (Korshikov) Hindak, Chlorella vulgaris Beijerinck and Pandorina morum (Müller) Bory. For this, the methodology of inhibition tests was applied, after previously defining the concentration range used for each species. In general, the statistic analysis (ANOVA) allowed verifying significant differences with the increment of Paraquat® concentration. Thus, one concludes that P. morum is the most sensitive species and P. subcapitata the most tolerant. In the second phase of the study, a methodology of inhibition test appliable to the 3rd cycle of basic education was developed by using substances that do not constitute a risk of manipulation for the pupils. For this, the test methodology was adapted using the ordinary salt of kitchen as the toxic agent to test. This work allowed the comparison of its results with the ones obtained by the toxicological assays used in research. Thus, a simple and perfectly appliable methodology, in the material and budget reality of our schools, was developed. For that, it suggests that basic education teachers include it as a didactic strategy in the education of Natural Sciences.
description: Mestrado em Ensino de Geologia e Biologia
URI: http://hdl.handle.net/10773/4660
appears in collectionsBIO - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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