Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/4652
Title: Língua portuguesa e integração: um estudo com aprendentes não nativos no 1º CEB
Author: Sérgio, Patrícia Cristina Cuco
Advisor: Ançã, Maria Helena
Keywords: Educação em línguas
Língua portuguesa - Ensino de uma segunda língua
Imigração - Portugal
Crianças em idade escolar
Integração escolar
Multilinguismo
Ensino básico 1º ciclo
Defense Date: 2007
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo é o resultado de um projecto em Educação em Línguas, cujo objectivo foi verificar as representações das CNNs face à aprendizagem da LP e à sua integração em contexto escolar. Este estudo foi realizado com sete crianças não nativas, do 4º ano de escolaridade, oriundas dos Países de Leste, no ano lectivo de 2005/2006. Os dados foram recolhidos essencialmente a partir da análise dos Portfolios realizados pelos alunos, organizados em três grandes eixos: Biografia Linguística; Aprendizagem da LP e Integração das CNNs. Com o intuito de completar a informação fornecida pelos alunos, distribuímos um questionário às docentes titulares dos mesmos. Privilegiámos, para o tratamento da informação, uma metodologia qualitativa, recorrendo à análise de conteúdo para interpretar os dados, organizando-os em categorias que correspondem aos três eixos supramencionados dos Portfolios. A informação auferida evidenciou que o público alvo da nossa investigação são crianças que, apesar de revelarem algumas dificuldades na aprendizagem da LP, se encontram, de uma forma geral, perfeitamente integradas e felizes no contexto escolar. Sintetizando, consideramos que o Professor, como agente primordial da acção educativa, deve assumir um papel impreterível, na promoção de inclusão e integração das CNNs na escola, bem como, no sucesso educativo, designadamente, em LP. Por conseguinte, a sua acção passa por um conhecimento real e efectivo sobre quem são estas crianças, quais as suas maiores dificuldades na aprendizagem da LP, o que sentem e como vêem este “novo mundo” que as acolhe, tendo em conta que, só deste modo, poderá, verdadeiramente, apoiar as CNNs a concretizar uma plena integração.
The present study is the result of a Language Education project of which the purpose was to analyze the performance of NNC faced with learning the PL and to verify their integration in an academic atmosphere. This study was based upon seven fourth grade NNCs, proceeding from Eastern Europe, during the 2005/2006 school year. The observations were essentially obtained from analysis of the students’ portfolios hence organized into three main points: Linguistic Biography, Learning the PL and Integration of NNCs. In order to complete the information obtained from the students, a complementary questionnaire was distributed among the teaching staff responsible for the NNCs. The information interpreted was attributed priority relative to its importance of content. It was then organized into the three main categories above mentioned. The information obtained showed that our targets of investigation were children that, in spite of revealing some learning difficulties, when faced with learning the PL, were nonetheless, integrated and happy in their academic context. As a whole, the teacher as the fundamental instrument of education, must essentially seek to promote inclusion and integration of the NNC not only in the school but also in academic achievements such as successful use of the PL. Therefore it is imperative that the teacher has a full sense of who these children are, what their major difficulties are going to be, and how they feel about the “new world” that has taken them in. In this manner only, can the teacher truly aid the NNCs in their full integration.
Notre étude est le résultat d’un projet d’Education en Langues, dont l’objectif premier était de vérifier les représentations des ENNs face à l’apprentissage de la langue portugaise (LP) et son intégration en contexte scolaire. Cette étude a été réalisée avec la participation de sept enfants non natifs, de CM1, originaires des Pays de l’Est, lors de l’année scolaire 2005/2006. Les données ont été essentiellement recueillies à partir de l’analyse des Portfolios, réalisés par les élèves, organisés en trois grands axes : Biographie Linguistique ; Apprentissage de la LP et Intégration des ENNs. Afin de compléter les informations fournies par les élèves, nous avons également distribué un questionnaire à leurs enseignants. Pour le traitement de l’information, nous avons privilégié la méthodologie quantitative, utilisant l’analyse de contenu pour l’interprétation des données, les organisant par catégories correspondant aux trois axes mentionnés dans les Portfolios. L’information obtenue a montré que le public en question est constitué d’ enfants qui, malgré certaines difficultés d’apprentissage en LP, semblent dans l’ensemble parfaitement intégrés et heureux dans le contexte scolaire. En somme, nous considérons que l’enseignant, en tant qu’agent principal de l’action éducative, doit assumer un rôle primordial, dans la promotion de l’inclusion et de l’intégration des ENNs à l’école, ainsi que dans le succès éducatif, surtout en LP. Par conséquent, son action passe par la connaissance réelle et effective de ces enfants, de leurs difficultés dans l’apprentissage de la LP, de ce qu’ils sentent et comment ils voient ce « nouveau monde » qui les accueille, tenant compte que seulement ainsi, il pourra aider les ENNs à concrétiser une pleine intégration.
Description: Mestrado em Educação em Línguas no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/4652
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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