DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Materiais didácticos CTS para o estudo da qualidade da água no 1º ciclo
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4636

title: Materiais didácticos CTS para o estudo da qualidade da água no 1º ciclo
authors: Tavares, Fátima Rodrigues
advisors: Talaia, Mário de Almeida Rodrigues
Marques, Luís Manuel Ferreira
keywords: Educação em ciências
Ensino das ciências - Ensino básico 1º ciclo
Didáctica das ciências
Educação ambiental
Qualidade da água
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Actualmente considera-se que a educação em ciências deve possibilitar uma melhor compreensão do mundo e das inter-relações existentes entre o conhecimento científico, o tecnológico e a sociedade. Neste posicionamento, entende-se que o ensino das ciências deve ser abordado em torno de contextos ligados à Ciência, à Tecnologia e à Sociedade (CTS). O ensino das Ciências, segundo abordagens CTS, pretende promover aprendizagens no domínio científico, tecnológico e social, partindo de contextos familiares e úteis, motivando os alunos e fornecendo-lhes ferramentas para serem e actuarem como cidadãos cientificamente esclarecidos. Para esse efeito, é fundamental recorrer a actividades e metodologias diversificadas e a materiais didácticos adequados que as suportem. Contudo, a este nível, verifica-se uma escassez generalizada, o que condiciona em grande medida a implementação de abordagens CTS. Assim, definiu-se como principal objectivo deste estudo, a concepção, produção, validação e aplicação de materiais didácticos para a exploração da temática “A qualidade da água”, segundo abordagens CTS, no 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo. Para a escolha desta temática teve-se em conta, não só o Currículo de Ciências, o Programa de Estudo do Meio e os critérios de selecção de temas CTS, como também a preocupação de abordar uma temática que desenvolvesse a compreensão crítica de uma realidade próxima, de forma a possibilitar a sensibilização do aluno para a necessidade de uma gestão sustentada dos recursos hídricos. No âmbito deste estudo foram concebidos, produzidos e aplicados pela professora, que neste estudo também era a investigadora, os seguintes materiais didácticos: um Caderno de Actividades do Aluno, um Guião de Apoio ao Professor, um Dossier de Pesquisa, um Web site, dois filmes e duas apresentações de Power Point A investigação foi de natureza qualitativa. Para a recolha de dados recorreu-se à observação directa e à análise de registos dos alunos. Os resultados obtidos com os alunos foram encorajadores no que respeita à motivação, à participação e à aquisição de competências, valores e atitudes. Espera-se que este estudo permita ampliar o conhecimento já existente sobre o modo de conceber, produzir e aplicar materiais didácticos para implementar um ensino de orientação CTS, assim como incentivar a produção de novos materiais didácticos visando a exploração de outros temas CTS.

Nowadays it is believed that science education should permit a better understanding of the world and of the existent interconnections of scientific and technological knowledge with the society. In this context, science education should deal with matters which concern Science, Technology and Society (STS). Science education, according to STS approaches, aims to promote learning in the scientific, technological and social domains from familiar and useful contexts, thus motivating and providing the students the tools to be and act as scientifically enlightened citizens. In order to do so, to resort to appropriate different activities and methodologies and to didactic materials which support them is fundamental. However, to this level, we find a generalized shortage that limits to some extent the implementation of the STS approaches. Bearing this in mind, the main goal of this study is the conception, production, validation and application of didactic materials to explore the theme “Water Quality”, according to STS approaches in the fourth year of Primary School. This theme was chosen considering the Science Curriculum, the Social and Environmental Studies program and the STS subject selection criteria. Also, attention was paid to approach a theme able to develop the critic comprehension of a near reality, making possible the student’s sensitization towards the necessity of a sustainable management of hydric resources. Regarding this study, the teacher, in this case also the researcher, conceived, produced and applied the following didactic materials: a Student’s Exercisebook, a Teacher’s Support Guideline, a Research Dossier, a Website, two films and PowerPoint presentations. The research had a qualitative nature. The direct observation and the students’ notes analysis were the means by which data was collected. The scores obtained with the students in relation to motivation, participation and the acquisition of competences, values and attitudes were very encouraging. We expect this study will allow the increase of existing knowledge about how to conceive, produce and apply didactic materials to implement STS orientation learning, as well as to stimulate the production of new ones which promote the exploration of other STS themes.
description: Mestrado em Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/4636
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
212917.pdf37.93 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2