DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 Interacção, emoção e aprendizagem
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4633

title: Interacção, emoção e aprendizagem
authors: Brás, Sandra Maria Nogueira da Costa
advisors: Branco, Vasco A.
keywords: Tecnologia educativa
História da arte - Ensino multimédia
Interacção homem-máquina
Estratégias da aprendizagem - Estudos de caso
Ensino básico 1º ciclo
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho propõe uma abordagem aos sistemas multimédia educativos baseada na relação entre a aprendizagem, a interacção no contexto das interfaces gráficas e as emoções. Os produtos multimédia com finalidades educativas para crianças nem sempre fornecem um suporte válido para o desenvolvimento da criatividade, das capacidades (cognitivas, perceptivo-motoras e emocionais) e para a aquisição de conhecimento. De modo a cumprirem estas funções é necessário que esses produtos sejam desenvolvidos com vista à integração das necessidades, interesses e capacidades das crianças. Partindo dos pressupostos que interfaces com diferentes paradigmas e estilos de interacção produzem diferentes reacções emocionais nos utilizadores, e que essas reacções emocionais interferem na aprendizagem, este projecto procurou evidências desses pressupostos através de um estudo de caso para o qual foi desenvolvido e testado um sistema multimédia vocacionado para o ensino da História da Arte.

The present work proposes an approach to multimedia educational systems based on the relationship between learning, interaction in the context of graphical interfaces and emotions. Educational multimedia systems, addressed for children, don’t always provide a valid support for the development of creativity, skills or knowledge acquisition. In order to fulfil these functions multimedia systems need to be developed aiming for the integration of children’s capacities and needs, as perceptive motor skills, cognitive and emotional skills. Assuming that interfaces with different paradigms and styles of interaction produce different emotional reactions in the users, and that these emotional responses interfere/interplay with learning, this project looked for evidences of this assumptions through a case study for which was developed and tested a multimedia system with a theme from Art History.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/4633
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
213001.pdf17.37 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2