DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Alavancas no 1º CEB: implementação e avaliação de recursos didácticos
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4614

title: Alavancas no 1º CEB: implementação e avaliação de recursos didácticos
authors: Belo, Lucinda da Conceição Rodrigues
advisors: Santos, Lucília Maria Pessoa Tavares
keywords: Educação em ciências
Didáctica das ciências
Ensino da física - Ensino básico 1º ciclo
Trabalhos práticos
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Conscientes que existe uma desvalorização da área das Ciências, uma insuficiente formação em Didáctica das Ciências, dos professores em exercício (nomeadamente aqueles cuja formação inicial se fez nas Escolas do Magistério Primário) e a existência de poucos materiais didácticos de suporte ao Trabalho Prático, partindo de um quadro teórico decorrente de investigação em Didáctica das Ciências, concebeu-se o presente estudo, de natureza empírica. Neste seguimento, desenvolveu-se um conjunto de recursos didácticos com orientação Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) sobre a temática “Movimentos e Mecanismos”. As questões a que se pretendeu dar resposta, estão directamente relacionadas com os recursos didácticos desenvolvidos: i) Será que a manipulação, em situação de sala de aula, de instrumentos vai ajudar os alunos a compreenderem a importância/necessidade desses instrumentos em situações quotidianas? ii) Será possível desenvolver actividades no âmbito da temática “Movimentos e Mecanismos” passíveis de promover a construção de conhecimentos e competências tecnológicas com os alunos do 1º CEB? Para o desenvolvimento deste estudo foram entrevistados professores do 1º CEB em exercício de funções, com o intuito de se efectuar um levantamento prévio das suas concepções sobre a importância da temática do Trabalho Prático no âmbito do Ensino das Ciências, o tipo de trabalho por eles desenvolvido e as dificuldades sentidas. Após a identificação das ideias através da análise do conteúdo do discurso produzido pelos professores, foram produzidos recursos didácticos, os quais foram validados num “workshop”, do qual fizeram parte professores empenhados no processo de ensino e aprendizagem e sensibilizados para o Ensino das Ciências, que concluíram que os recursos apresentados são passíveis de promover a construção de conhecimentos e competências tecnológicas nos alunos do 1º CEB. A revisão de bibliografia efectuada permite-nos afirmar que este estudo é um contributo a ter em consideração na organização de programas de formação em serviço direccionados para professores do primeiro ciclo, no que respeita ao Ensino das Ciências.

Aware of the existence of a devaluation in the area of Sciences, an insufficient training in Sciences Didactics of the teachers who are working, namely those whose initial training was carried out in old Primary Teaching Schools and the existence of few didactic materials to support Practical Work, starting from a theoretical picture, as a result of investigation in Sciences Didactics, the present study of empirical nature was conceived. Following this, a set of didactic resources with Science Technology and Society (STS) orientation, regarding the theme “Movements and Mechanisms”, was developed. The questions for which we intended to find an answer are directly related to the didactic resources developed: i) Will the manipulation of instruments, in classroom environment, help the students to understand the importance/need of these instruments in everyday situations? ii) Is it possible to develop activities in the scope of the theme “Movements and Mechanisms”, that are likely to promote the construction of knowledge and technological competences in Primary School Students? For the development of this study, effective teachers from Primary Education were interviewed so as to carry out a prior survey of their conceptions regarding the importance of the theme, concerning Practical Work in the scope of Sciences Teaching, the type of work developed by them and the difficulties they felt. After having identified their ideas through the analysis of the contents of the speech provided by the teachers, didactic resources were produced, which were validated in a workshop, in which participated teachers who were very interested in the teaching and learning process and sensitized to the Teaching of the Sciences, who concluded that the resources presented are susceptible of promoting the construction of knowledge and technological competences in Primary School Students. The literature review, which was conducted throughout this process, enables to state that this study is a contribute to take into account when organizing on-going training programs targeted at primary school teachers with regard to the teaching of sciences.
description: Mestrado em Educação em Ciências no 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/4614
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
212900.pdf2.87 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2