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 A avaliação do desempenho e a gestão estratégica: concepção de um balanced scorecard numa escola pública portuguesa
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4598

title: A avaliação do desempenho e a gestão estratégica: concepção de um balanced scorecard numa escola pública portuguesa
authors: Rodrigues, Catarina Ascensão Nascimento
advisors: Sarrico, Claúdia S.
keywords: Gestão pública
Gestão organizacional
Gestão estratégica
Administração do ensino - Portugal
Avaliação da educação - Estudos de caso
issue date: 2005
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Nos últimos anos, tendo em conta a crescente visibilidade social, política e organizacional da escola, muito se tem escrito no âmbito das ciências sociais e humanas sobre a escola pública portuguesa. Embora sob diferentes perspectivas, muitos destes trabalhos têm vindo a permitir uma reflexão inestimável sobre os desafios e novas exigências que se colocam à escola enquanto organização prestadora do serviço público de educação. Com a presente investigação, no âmbito do Mestrado em Gestão Pública, pretendemos contribuir para essa discussão, apresentando uma experiência de concepção de um modelo de gestão estratégica e de avaliação de desempenho – o Balanced Scorecard (BSC) – desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton, na década de 90, nos EUA. Este modelo, inicialmente desenvolvido para medir o desempenho das organizações do sector privado, foi sofrendo algumas alterações decorrentes de várias experiências realizadas nos EUA e no Reino Unido, sobretudo a partir de 1996, tendo ficado demonstrado que o BSC, com as devidas adaptações à arquitectura original do modelo, é hoje aplicável quer às organizações sem fins lucrativos, quer às organizações do sector público, com elevados impactos ao nível da gestão estratégica e da avaliação do desempenho organizacional. Neste sentido, recorrendo à metodologia de estudo de caso propusemo-nos compreender o modo como o BSC pode contribuir para a gestão estratégica e avaliação do desempenho da escola pública portuguesa, não perdendo de vista a sua especificidade enquanto organização. Ponderados vários factores e independentemente das limitações deste trabalho, pudemos concluir que a abordagem do BSC, embora considerada um processo complexo, permite à escola reflectir acerca dos seus objectivos máximos e acerca do modo como a escola se estrutura em torno das suas dinâmicas de educação. Para além disso, a obtenção de clareza e consenso relativamente à estratégia a seguir, a aprendizagem que todos os elementos da organização fazem sobre os mecanismos de gestão estratégica, a tomada de consciência da sua quota-parte de responsabilidade no sucesso da organização. A intervenção estratégica nas diferentes áreas da organização, e o sistema de feedback criado permitem-nos concluir que o uso do BSC permite gerir de forma criativa a tomada de decisão na resolução dos problemas específicos da escola pública portuguesa.

In these last years, due to the increasing social, political and organizational visibility in Schools, a lot has been written about the Portuguese public schools, within the social and human sciences framework. Even though it was done under different perspectives, a great deal of these papers have allowed to undertake a priceless reflection on the challenges and new demands posed to schools, viewed as organizations which render a public service to education. Through this research work, carried out within the Public Management Masters Degree course, it is intended to contribute to that discussion, presenting an experience of the conception of a model for strategic and performance evaluation management – the Balance Scorecard (BSC) – developed in the 90’s by Robert Kaplan and David Norton, in the United States of America (USA). This model, initially developed to measure the private sector’s corporation performance, suffered several changes originated from the various experiences made in the USA and in the United Kingdom, mostly from 1996, having been demonstrated that BSC, with the appropriate adjustments to the original model architecture, is currently applicable, either to the non profit organizations, or to the public sector organizations, demonstrating high impact at the level of strategic management and organizational performance evaluation. In this sense, recurring to a study-case methodology, it is proposed to understand how BSC may contribute to the strategic management and performance evaluation of the Portuguese public schools, never loosing sight of its specificity as an organization. Several factors contemplated, and regardless of this research work constraints, it was possible to conclude that the BSC approach, even though considered a complex process, enables the school to reflect upon it maximum goals, as well as the way it is structured around its educational dynamics. Furthermore, the clarity and consensus obtained of which strategy to follow, the organization members knowledge about the mechanisms of strategic management, the consciousness of their responsibility to the organization’s success. Strategic intervention in the different areas of the organization, and the feedback system created, allows us to conclude that the use of BSC enables to manage creatively the decision taking in order to resolve specific problems in the Portuguese public schools.
description: Mestrado em Gestão Pública
URI: http://hdl.handle.net/10773/4598
appears in collectionsCSPT - Dissertações de mestrado
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