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 Aprendizagem em ciência: a experiência e influência de uma visita de estudo escolar a um museu
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4575

title: Aprendizagem em ciência: a experiência e influência de uma visita de estudo escolar a um museu
authors: Barbeiro, Luís Filipe de Oliveira
advisors: Trincão, Paulo Renato Pereira
keywords: Ensino das ciências
Viagens de estudo
Educação informal
Desenvolvimento individual
issue date: 2007
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Das abordagens contemporâneas à aprendizagem em ciência em contextos informais, surge a questão de investigação que conduz este trabalho: “Que influência na aprendizagem em ciência tem uma visita de estudo no aluno?” A presente investigação tem como pressuposto uma definição multidimensional de aprendizagem, incluindo outras dimensões para além da de conhecimento e compreensão, como a dimensão de capacidades, de atitudes e opiniões, de acções e comportamentos, e ainda uma dimensão intrapessoal e de envolvimento social, induzidas para este estudo a partir da literatura. Desenvolveu-se para modelo orientador de recolha e análise de dados uma adaptação do “Modelo Contextual de Aprendizagem”, que tem como característica fundamental considerar a importância do contexto na reflexão sobre a aprendizagem em ciência. Procedeu-se à adaptação deste modelo, de forma a adequá-lo às particularidades de alunos em visita de estudo, enquadrado no SMILES - School-Museum Integrated Learning Experiences in Science. Este, implicou uma abordagem holística, encarando a complexidade de factores que influenciam a aprendizagem como um colectivo indissociável; e uma abordagem longitudinal, que compreende a aprendizagem como um processo dinâmico que se desenrola ao longo do tempo e que não está circunscrito a eventos singulares. Considerou-se como metodologia o estudo de caso instrumental, de carácter exploratório e descritivo – interpretativo. O caso concerne a uma aluna a frequentar o sétimo ano de escolaridade em visita de estudo escolar a um Centro de Ciência. Definiram-se e adaptaram-se os instrumentos de recolha de dados; Entrevista qualitativa com uso de imagens; modelos e tarefas de desenho; Observação participante não intrusiva através de videogravação; e recolha de documentos. A entrevista ocorreu quatro dias antes da visita, uma semana depois, e dois meses após esta; a videogravação foi efectuada durante a visita de estudo. Para a análise e tratamento dos dados de vídeo e textos transcritos utilizou-se a Análise de Conteúdo Qualitativa, a Condensação e desenvolveu-se uma grelha de observação de Indicadores de Envolvimento em Processos de Aprendizagem. As principais conclusões desta investigação apontam para que: - a aprendizagem está associada a uma interacção complexa entre diversos factores referentes aos contextos pessoais, socioculturais e físicos; e que todos estes múltiplos factores como um colectivo, e não individualmente, influenciam o processo de aprendizagem; - uma visita de estudo a um museu pode levar um aluno a construir significado a partir desta, revelando desenvolvimento em múltiplas dimensões da aprendizagem; - os resultados de aprendizagem a curto prazo influenciam o percurso de aprendizagem de ciências ao longo do tempo; evidenciando decréscimo, afastamento das aprendizagens reveladas a curto prazo mas igualmente saliência, reafirmação, aprofundamento e surgimento de novas aprendizagens.

From the contemporary approaches to science learning in informal contexts, emerges the research question that drives this study: “What influence on a student’s science learning has a school trip?” This dissertation builds on a multidimensional definition of learning, including more dimensions besides the one of knowledge and understanding, like the dimension of skills, attitudes and opinions, actions and behaviours, and an intrapersonal, and social engagement dimensions. To guide the collection and analyses of data, an adaptation on the “Contextual Model of Learning” was developed. This model’s main feature is to consider the importance of context when reflecting on science learning. In order to adapt this model to the characteristics of students in school visits, the model SMILES - School-Museum Integrated Learning Experiences in Science, was taken into consideration. The adapted framework took a holistic approach, regarding the complexity of factors that influence learning as a collective, and a longitudinal approach, emerging from a conception of learning as a dynamic process that develops with time, not limited to single events. The methodology adopted was an instrumental case study, exploratory and descriptive-interpretative. The case was a female student, on the seventh grade, on a school trip to a science centre. The data collection instruments were chosen and adapted, qualitative interview with the use of images; models and drawing tasks; non intrusive participant observation through videorecording; and document collecting. The interview took place four days before the visit, one week after and two moths after. To analyse the data, video and dialogues, was used Qualitative Content Analysis and Condensation and a set of indicators of Engagement in Learning Processes. The main conclusions of this research study point to: - learning is related to a complex interaction between diverse factors referring to personal, sociocultural and physical contexts, and all this multiple factors influence the learning process as a collective, not individually; - a school visit to a museum can lead the student to make meaning from it, developing multiple dimensions of learning; - the short time learning outcomes influence the future pathway of science learning, leading to the fading of learning that took place in short term, but also to a reaffirmation and greater depth of learning and even the appearance of new learning.
description: Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência
URI: http://hdl.handle.net/10773/4575
appears in collectionsCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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