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 O graffiti no contexto educativo: um projecto de investigação numa perspectiva interdisciplinar
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4566

title: O graffiti no contexto educativo: um projecto de investigação numa perspectiva interdisciplinar
authors: Almeida, Susana Távora de
advisors: Oliveira, Rosa Maria Pinho de
Costa, Nilza Maria Vilhena Nunes da
keywords: Supervisão
Graffiti
Cultura Hip-Hop
Educação artística
Relações escola-comunidade
Sociologia da arte
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A escola de hoje, inserida numa sociedade moderna em constante evolução, são exigidas novas competências. Esta escola deve pautar-se por perspectivas construtivistas de formação onde, ao promover a educação, fomente relações entre professores, alunos e demais comunidade, permitindo a partilha de saberes, culturas e valores sustentada por uma dimensão ecológica de supervisão. A supervisão pedagógica surge no papel do professor que, no olhar dos alunos, é alguém a quem possam confidenciar as suas preocupações e que Ihes ofereça novos conhecimentos e aprendizagens, através de assuntos de seu interesse. O graffiti, enquanto expressão social e, simultaneamente, de grande interesse motivacional para os alunos, pode ser considerado como um tema com valor formativo, reforçando a importância que tem a tomada de consciência sobre as novas expressões sociais e sobre o seu questionamento. Ao professor, enquanto supervisor, coloca-se a função de delinear e avaliar estratégias e actividades didacticas, em torno do tema, capazes de fazer com que o processo de ensino e aprendizagem conduza a mudanças no próprio aluno supervisado. A presente dissertação apresenta um percurso investigativo que se desenvolveu em duas fases distintas: numa primeira procedeu-se a um estudo descritivo e interpretativo sobre a expressão do graffiti tendo, a sua dimensão empírica, assentado em entrevistas semi-estruturadas feitas a cinco writers portugueses, do distrito de Lisboa, Porto e Aveiro, e em saídas de campo onde se procedeu a recolha de documentação fotográfica. Esta fase da investigação revelou-se de particular importância para o desenvolvimento da segunda, já em contexto escolar. Nesta fase, e recorrendo-se a um estudo de tipo qualitativo, com um formato de investigação-acção, concebeu-se uma proposta de intervenção pedagógicodidáctica, posteriormente implementada e avaliada, de forma a introduzir o tema grafiiti numa perspectiva interdisciplinar. Esta segunda fase da investigação ocorreu no ano lectivo de 2004105, em duas Escolas do distrito de Aveiro. Participaram, directamente no estudo, 48 alunos do 3' ciclo do Ensino Básico e os respectivos professores de diversas áreas curriculares e disciplinas. Para a recolha de dados recorreu-se a vários instrumentos, nomeadamente: questionários (administrados a alunos e professores), reflexões escritas e recolha fotográfica de projectos desenvolvidos com os alunos. 0s resultados encontrados nesta fase evidenciam que o tema foi bastante motivador e valorativo do processo pedagógico, contribuindo para a formação do aluno, quer em termos globais, quer para o conhecimento desta expressão social que e o graffiti. Para trabalhos futuros sugere-se o desenvolvimento de um projecto de investigação que envolva a concepção, implementação e avaliação de estratégias do tipo das concebidas neste estudo, criando a oportunidade de planear e gerir outras experiências e recursos didácticos, com uma participação interdisciplinar que envolva todas as áreas e disciplinas curriculares. Este projecto permitirá a ampliação do estudo desenvolvido, no sentido de aprofundar o conhecimento sobre o carácter formativo desta forma de expressão, reforçando o estudo da vertente gráfica, expressiva e artística do graffiti; também a realização de um estudo sobre os grafitos existentes nas escolas e o seu eminente significado conceptual, gráfico e (in)formativo, como reflexo da adolescência, se sugere como um tema pertinente a investigar.

To the schooi of today, set in a rnodern society in constant evolution, new skills are demanded. This school should be led by constructive perspectives of formation, which, by prornoting education, develops relationships between teachers, students and the cornmunity, allowing the sharing of knowledge, cultures and values sustained by an ecological dirnension of supervision. The pedagogical supervision emerges from the role of the teact~ewr ho, in the students' eyes, is someone to whom they can reveal their worries and who offers thern new knowledge and apprenticeship through rnatters of their interest. Graffiti, as a social expression and, sirnultaneously, of great motivational interest for students, can be considered as a therne with formative value, reinforcing the irnportance of the awareness about the new social expressions and about their questioning. To the teacher, while supervisor, it is given the function to outline and evaluate strategies and didactic activities, around the theme, capable of making the teaching and learning process lead to changes as far as the supervised student is concerned. The present dissertation introduces a study which was developed in two different stages: in the first one, it was led a descriptive and interpretative study about the expression of graffiti, of which the ernpirical dirnension was based on semi-structured interviews rnade to five Portuguese writers from the districts of Lisbon, Oporto and Aveiro and it was alço done fieldwork, during which all the photographic documentation was gathered. This phase of the investigation revealed itself of great irnportance to the development of the second phase, already in the school context. In this phase, and using a qualitative-type study, in the form of an investigation-action, a proposal of pedagogical-didactic intervention was conceived and it was subsequently implernented and evaluated, as a way of introducing the graffiti theme into an interdisciplinary perspective. This second phase of the investigation took place during the 2004105 school year, in two schools in the district of Aveiro. It had the direct participation of 48 students from the 3' Ciclo do Ensino Básico and teachers from different school subjects and areas. To gather data, severa1 instruments were used: questionnaires (answered by teachers and students), written essays and photographs of the projects developed with the students. The results obtained in this phase show that the theme was very motivating and it increased the value of the pedagogical process, contributing to the formation of the student, in global terms, as well as the awareness about this social expression - the graffiti. For future works, it is suggested the development of an investigation project concerning the conception, the implementation and the evaluation of strategies such as the ones conceived in this study, giving the opportunity to plan and manage other experiences and didactic resources, with an interdisciplinary participation that joins all areas and subjects. This project will allow the widening of the developed study, towards the deepening of the knowledge about the formative character of this kind of expression, reinforcing the study of the graphic, the expressive and the artistic aspects of grafitti; alço the study of the grafitos at school and their eminent conceptual, graphic and (in)formative meanings, as a reflection of adolescence, is suggested as a relevant theme for investigation.
description: Mestrado em Supervisão
URI: http://hdl.handle.net/10773/4566
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