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 Criatividade: definição, utensílio e aplicabilidade: adequação e utilização de técnicas no contexto da EAD
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4564

title: Criatividade: definição, utensílio e aplicabilidade: adequação e utilização de técnicas no contexto da EAD
authors: Costa, Jacinta Helena Alves Lourenço Casimiro da
advisors: Moreira, António Augusto de Freitas Gonçalves
keywords: Ensino multimédia
Desenvolvimento da criatividade
E-learning
Psicologia da educação
issue date: 2006
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente estudo centra-se na temática da criatividade e, mais especificamente, na verificação do exercício de técnicas da criatividade como ferramentas de desenvolvimento do processo criativo num ambiente de aprendizagem on-line. Pretendeu-se transpor técnicas da criatividade utilizadas comummente no contexto de sala de aula para o desenvolvimento da criatividade, para um ambiente de aprendizagem on-line, analisando o impacto que estas teriam na realização de um projecto pela sua integração no início da sua execução. Este projecto englobou duas metodologias de estudo para atingir a finalidade e objectivos propostos – o estudo de caso e a investigação-acção –, tratando-se ainda de um estudo transversal. A análise e tratamento de dados foram essencialmente de carácter qualitativo/interpretativo, recorrendo-se também a dados quantitativos (de índole eminentemente descritiva). A investigação foi desenvolvida na Escola Superior de Educação do Porto, do Instituto Politécnico do Porto. Os participantes foram alunos do 4.º ano do curso de Professores do 2.º ciclo do ensino básico, variante de Educação Visual e Tecnológica, da disciplina de Design II, que foram divididos em dois grupos para efeito de realização do estudo. Entre as várias técnicas da criatividade estudadas pela investigadora, foram seleccionadas quatro, consideradas como sendo convergentes com os dois ambientes de aprendizagem – sala de aula e on-line –, tendo ainda em linha de conta a sua coadunação com o projecto de trabalho a ser desenvolvido pelos participantes. Da análise dos resultados deste estudo, realça-se que foram encontradas diferenças entre a aplicação das técnicas da criatividade escolhidas no contexto de sala de aula e on-line, sendo os resultados mais satisfatórios no primeiro. A alteração do contexto de trabalho dos discentes com a sua inserção num ambiente on-line, não se revelou como um factor facilitador para o desenvolvimento da criatividade, face a várias limitações. A integração de técnicas da criatividade na elaboração dos projectos de ambos os grupos de discentes, funcionaram como motores indutores para aferir metodologias de estruturação e organização dos seus procedimentos mentais e para despoletar e desenvolver processos criativos. Os trabalhos apresentados por estes discentes, quando comparados com outros sem a introdução de técnicas da criatividade, evidenciaram-se mais bem desenvolvidos e criativos.

The present study is centred on the theme of creativity and, more specifically, the verification of the exercise of creativity techniques as tools for the development of the creative process in an on-line learning environment. We aimed at transposing commonly used creativity techniques in the classroom context for the development of creativity towards an on-line learning environment, analysing the impact these techniques would produce in the development of a project by means of their integration at the beginning of the development of the project. The study involved two research methodologies to attain the proposed aim and goals – case study and action research –, and also assuming the character of a transversal study. Data analysis and treatment were essentially of qualitative/interpretive nature, but also considered quantitative data (for descriptive purposes). The study was conducted in Escola Superior de Educação of Oporto, Oporto Polytechnic Institute. Participants were 4th year students of the “licenciatura” teaching degree for the 2nd Cycle, Visual and Technological Education component, attending the subject of Design II, divided in two groups for the effect of the research study. From the various creativity techniques studied by the researcher four were selected, considering that they converged for both learning environments – classroom and on-line –, taking also into account their adequacy to the work project to be developed by the participants. From the analysis of the results of the study, we highlight the fact that we found differences between the application of the creativity techniques selected for both contexts, with more satisfactory results for the former one. The change in the work context of the students with their integration in an on-line environment did not reveal itself as a facilitating factor for the development of creativity, vis a vis several limitations. Integration of creativity techniques in the elaboration of the projects in both groups of students worked as inducing “engines” to assess structuring and organising methodologies for their mental processes and to trigger and develop creative processes. The projects presented by these students, when compared to others that were developed without the introduction of creativity techniques, proved to be better developed and creative.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/4564
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