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 O prólogo na tragédia euripidiana
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4540

title: O prólogo na tragédia euripidiana
authors: Brasete, Maria Fernanda
advisors: Pulquério, Manuel de Oliveira
keywords: Eurípides, ca 480-406 a.C - Crítica literária
Tragédia grega - Teses de doutoramento
issue date: 2001
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Na tragédia euripidiana, o “prólogo” tem constituído, desde a crítica aristofânica até aos nossos dias, um locus classicus de controvérsia e discussão. O centro da problemática gravita em torno da variedade formal e da multiplicidade de funções que a ‘primeira parte’ da tragédia granjeou nas peças do último grande poeta trágico ateniense. Na poiesis da tragédia euripidiana o prologos, enquanto espaço liminar do drama, é, estrategicamente, explorado como a primeira fase de ‘construção’ do mythos trágico, revelando um processo poiético laborioso que visa, por um lado, enquadrar uma reconfiguração dramática da acção na estrutura tradicional do género, e por outro lado, ‘construir’ novas formas de «afectar» o espectador/leitor. Sem descurar a totalidade orgânica da obra, os prólogos euripidianos procuram adequar os seus princípios técnico-compositivos às exigências específicas de um género vocacionado para o «teatro».

In Euripidean tragedy, the “prologue” has represented, since Aristophanic critic up to the present, a locus classicus of controversy and discussion. The questions raised concerned the formal variety and the multiplicity of functions assigned to the “first part” of the tragedy, in the works of the last great Atnenian tragic poet. Within the poiesis of Euripidean tragedy, the prologos, regarded as the dramatic threshold, is strategically exploites as the first stage of the “construction” of the tragic mythos, thus revealing a laborious poietic process that aims, on the one hand, to frame a dramatic reconfiguration of the action within the tradicional genre structure, and, on the other hand, to create new ways of «affecting» the spectactor/reader. Without either neglecting the work’s organic wholeness, Euripidean prologues seek to reconcile their composicional principles to the specific requirements of a theatrically oriented genre. IX
description: Doutoramento em Literatura
URI: http://hdl.handle.net/10773/4540
appears in collectionsUA - Teses de doutoramento
DLC - Teses de doutoramento

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