DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 A integração das tecnologias educativas no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: estudo empírico realizado em uma região do Estado de Santa Catarina, Brasil
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4515

title: A integração das tecnologias educativas no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa: estudo empírico realizado em uma região do Estado de Santa Catarina, Brasil
authors: Schenkel, Maria Herminia Benincá
advisors: Moderno, António Mendes
keywords: Tecnologia da educação
Sistemas educativos - Brasil
Projectos educativos - Brasil
Língua portuguesa - Ensino de uma segunda língua
issue date: 2002
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este trabalho propõe-se a analisar, à luz dos autores educacionais, à escola que está surgindo neste novo milênio, uma escola que faz no seu cotidiano a construção do saber, integrando alunos e professores numa relação dialógica. Estrutura-se de forma a apresentar uma reflexão sobre a Escola, o Currículo, a Gestão Curricular e a importância da integração das Tecnologias Educativas no processo de ensino-aprendizagem. O estudo empírico realizou-se em escolas públicas estaduais em uma região do Estado de Santa Catarina - Brasil. Através da análise dos resultados, foi possível a proposta final que enfatiza a importância da formação de professores.

This work aims to analyse, based on educational authors, the school that is emerging in this new milennium. A school that, in this quotidian, builds the knowledges's construcion, by integration students and teachers, in dialogical relationship. It's structured in order to present a reflection about the school, the curriculum, the curriculum management and educational technologies integration's importance. The empirical study was accomplished in state public schools in Santa Catarinas state, Brazil. Trough the resuts analysis it was possible the final proposal that emphasizes the importance of teacher's formation.
description: Mestrado em Gestão Curricular
URI: http://hdl.handle.net/10773/4515
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
187534.pdf1.56 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2