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 A competência metalexical em aprendentes eslavos de português língua não materna
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4322

title: A competência metalexical em aprendentes eslavos de português língua não materna
authors: Santos, Berta Maria Gomes Miranda dos
advisors: Ançã, Maria Helena Serra Ferreira
keywords: Desenvolvimento dos currículos
Ensino de uma segunda língua: Ensino básico 2º ciclo: Aveiro
Língua portuguesa
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente estudo é o resultado de um projecto desenvolvido no âmbito da Didáctica do Português Língua Não Materna e pretende dar um contributo para o debate em educação sobre a importância do desenvolvimento da competência metalexical no sucesso escolar de alunos de PLNM e na sua integração intercultural. Este estudo foi realizado com cinco aprendentes eslavos do ramo oriental a frequentar o 6.º ano de escolaridade no ano lectivo de 2008/2009. Os objectivos que o nortearam foram: a) analisar a competência metalexical de cinco aprendentes eslavos a frequentar o sexto ano de escolaridade; b) estimular a capacidade de reflexão nestes aprendentes sobre o léxico, ou seja, a sua competência metalexical; c) desenvolver estratégias que fomentem em simultâneo a competência metalexical e a competência intercultural. Os dados foram recolhidos essencialmente a partir de uma biografia linguística, de um teste de língua, de uma reflexão linguística (escrita) e de uma reflexão oral (entrevista). Com o objectivo de complementar estes dados, foi, ainda, realizada, paralelamente, uma observação participante. Para o tratamento dos dados privilegiou-se um percurso qualitativo, o estudo de caso, com recurso a algumas quantificações. De um modo geral, os resultados demonstram que os aprendentes manifestaram, a partir das actividades implementadas, alguma reflexão sobre o léxico português, isto é, alguma competência metalexical. Observou-se que a competência metalexical dos aprendentes se caracteriza, sobretudo, pela facilidade na associação semântica de palavras, na identificação de recursos expressivos e na semântica contrastiva dos provérbios. Por outro lado, verificou-se que a competência metalexical teria ainda que ser bastante trabalhada pois observaram-se algumas dificuldades ao nível léxicosemântico, nomeadamente na formação de palavras, famílias de palavras e expressões idiomáticas. A acção do professor de PLNM, enquanto gestor do currículo, deve atender à diversidade linguística dos seus aprendentes, adoptando estratégias cognitivas, metacognitivas e sócio-afectivas, deve ser um facilitador da aprendizagem do PLNM, incrementando a consciência meta(linguística) e a consciência intercultural e deve privilegiar a competência metalexical como condição essencial para o sucesso escolar não só em PLNM, mas também em todas as outras disciplinas e até na vida em geral.

The present study is the result of a project developed in the scope of Didactics of Portuguese as non-mother tongue and is aimed at contributing to the educational debate about the importance of the development of metalexical competence for the success of students of Portuguese as non-mother tongue and their intercultural integration. It was undertaken with five eastern Slav learners attending the 6th. Grade in 2008/2009. Its aims are: a) analyse the metalexical competence of five Slavic learners attending the 6th. Grade; b) stimulate the capacity these learners to think about language, that is to say their metalexical competence; c) develop strategies that encourage their metalexical and their intercultural competence. Data were collected mainly from a language biography, a written test, a language reflection (written) and an interview. In order to complement these data, an observation was also performed in parallel. In the treatment of these data we gave prevalence to a qualitative path, study case, using measurements. Results show that, in general, learner proved some reflection about the Portuguese lexicon, that is, some metalexical competence. We could see that the metalexical competence of learners is mostly characterized by how easy it is to make an association of words, the identification of expressive resources and the contrastive semantics of proverbs. On the other hand, we saw that metalexical competence still needed a lot of work as we could recognize some difficulties as far as semantics and lexicon are concerned, especially in word formation, family words and idiomatic expressions. The action of the teacher of PNMT as curriculum manager, should take into consideration the linguistic diversity of learners, adopting cognitive, metacognitive and socio-affective strategies. It should also turn learning into an easier process, increasing metalexical competence and intercultural conscience, privileging metalexical competence as an essential condition for the school success not only in PNMT, but also in other subjects and even in life.
description: Mestrado em Gestão Curricular
URI: http://hdl.handle.net/10773/4322
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