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 O canal de distribuição na internacionalização: estudo de caso GUIALMI
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4295

title: O canal de distribuição na internacionalização: estudo de caso GUIALMI
authors: Couto, Maria João Gomes
advisors: Mora, Carlos de Miguel
keywords: Gestão
Internacionalização de empresas
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Versando a internacionalização em Espanha, na perspectiva da Guialmi – Empresa de Móveis Metálicos SA, pretende-se demonstrar a estreita relação estabelecida entre a cultura de um país e o canal de distribuição a ser adoptado na estratégia de internacionalização. Contextualizam-se, inicialmente, os elementos teóricos indispensáveis ao estudo de caso: a Internacionalização, a cultura espanhola e os canais de distribuição. No capítulo dedicado à internacionalização apresenta-se o conceito, descrevem-se as teorias e motivações para a internacionalização, expõem-se os factores de decisão e os modos de entrada. No capítulo seguinte caracteriza-se a cultura espanhola, com principal destaque para a divisão regional e respectivos nacionalismos, terminando com a prova da relação entre cultura e gestão empresarial. O canal de distribuição é também focado no que respeita ao seu significado, funções, evolução e importância. O estudo do caso Guialmi compreende a descrição interna e externa da empresa, dando especial importância ao canal de distribuição adoptado no mercado espanhol, pela dependência na cultura para o sucesso da distribuição no país vizinho.

This work focus on the internationalization in Spain, from Guialmi - Empresa de Móveis Metálicos, SA’s perspective, evidencing the close relationship between a country’s culture and the choice of the internationalization strategy’s distribution channel. To begin with is contextualized the theory needed to the case study: internationalization, Spanish culture and the distribution channels. In the internationalization chapter is presented the concept, theories and motivations, deciding factors and entry modes. The next chapter characterizes the Spanish culture with main interest in the regional differences and nationalisms, proving there is a relation between culture and management. The distribution channel is also presented, explaining the concept, function, evolution and importance. The case study on Guialmi focuses especially on the importance of the distribution channel choice for Spain. The internal and external environments are described in order to prove that the success of that choice is intimately related to Spain’s culture.
description: Mestrado em Línguas e Relações Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10773/4295
appears in collectionsDLC - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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