Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/41669
Título: A evolução do setor bancário e o impacto das Fintech: a perspetiva dos consumidores
Autor: Costa, Mariana Ferreira
Orientador: Oliveira, Manuel Au-Yong
Moreira, Ana Maria da Palma
Palavras-chave: Fintech
Finanças
Finanças digitais
Inovação financeira
Consumidores
Banco
Covid-19
Data de Defesa: 13-Dez-2023
Resumo: As Fintech vieram revolucionar a área financeira, trazendo consigo uma nova forma de fornecer serviços bancários. Uma vez que as Fintech são capazes de prestar os mesmos serviços que os bancos tradicionais, mas de uma forma totalmente online, estes são claramente concorrentes. Assim, a relação dos consumidores com a banca foi inevitavelmente alterada, sendo portanto relevante analisá-la. O principal objetivo deste estudo é compreender a perceção que as pessoas têm das Fintech, qual o seu nível de conhecimento em relação a estas, e qual o impacto do seu surgimento na banca tradicional. Para tal, foi realizado um inquérito, do qual resultou uma amostra de conveniência e 174 respostas completas. Posteriormente, foi realizada uma caracterização da amostra e análise descritiva das variáveis em estudo. Foram realizados ainda testes de independência, utilizando para tal testes de qui-quadrado. Para os testes de hipóteses foram utilizados o teste de Mann- Whitney e o teste de Wilcoxon. Das quatro hipóteses colocadas, todas foram confirmadas. Foi por isso possível concluir que os participantes que conhecem as Fintech têm uma maior intenção de mudar de banco do que os participantes que não conhecem, que os participantes que percecionam as Fintech como seguras têm uma maior intenção de mudar de banco, e que a perceção de supervisão e regulamentação nos bancos tradicionais é mais elevada do que nas Fintech. Foi ainda possível observar que apenas 32,8% dos inquiridos afirmou ter um bom conhecimento das Fintech, o que poderá estar relacionado com a fraca literacia financeira do nosso país. Quanto aos motivos para ser cliente de uma Fintech, os mais mencionados foram os menores custos e o facto de proporcionarem uma maior comodidade e facilidade de utilização. Relativamente ao motivo pelo qual não são clientes, os mais mencionados foram a falta de conhecimento da sua existência e a preferência por atendimento presencial e personalizado. No que diz respeito à pandemia Covid-19, esta parece não ter impactado de forma relevante a vontade de utilizar uma Fintech. Relativamente aos testes de independência, concluiu-se que o conhecimento das Fintech não é independente do género dos participantes, sendo que os participantes do género masculino têm um maior conhecimento. Porém, o facto de ser cliente ou não de uma Fintech é independente do género dos participantes. Além disso, os participantes que pertencem aos escalões etários “de 18 a 30 anos” e “51 anos ou mais” são os que têm um maior conhecimento e os que mais afirmaram ser clientes destas. Quanto ao nível de habitações literárias, os resultados indicam que o mesmo é independente do conhecimento das Fintech e do facto de ser ou não cliente de uma. Por outro lado, verificou-se que os participantes que estão a exercer ou já exerceram funções na área da banca têm um maior conhecimento destas, porém o facto de ser ou não cliente de uma Fintech é independente desse fator. Por fim, relativamente à residência dos participantes, o facto de viver num meio mais citadino ou rural é independente do conhecimento das Fintech e do facto de ser cliente ou não de uma.
Fintechs have revolutionized the financial sector, bringing with them a new way of providing banking services. Since Fintechs are able to provide the same services as traditional banks, but entirely online, they are clearly competitors. Thus, the relationship between consumers and banking has inevitably changed, and it is therefore relevant to analyze it. The main aim of this study is to understand people's perceptions of Fintechs, their level of awareness of them and the impact of their emergence on traditional banking. To this end, a survey was carried out, resulting in a convenience sample and 174 complete responses. The sample was then characterized and a descriptive analysis of the variables under study was carried out. Independence tests were also carried out using chi-squared tests. The Mann-Whitney test and the Wilcoxon test were used for hypothesis testing. All four hypotheses were confirmed. It was therefore possible to conclude that participants who are familiar with Fintech have a greater intention to change banks than participants who are not, that participants who perceive Fintech as safe have a greater intention to change banks, and that the perception of supervision and regulation in traditional banks is higher than in Fintech. It was also possible to observe that only 32,8% of respondents said they had a good knowledge of Fintech, which may be related to the low financial literacy in our country. As for the reasons for being a Fintech customer, the most mentioned were lower costs and the fact that they provide greater convenience and ease of use. Regarding the reason why they are not customers, the most mentioned were the lack of awareness of their existence and the preference for face-to-face and personalized service. As far as the Covid-19 pandemic is concerned, it doesn't seem to have had a significant impact on the willingness to use a Fintech. With regard to the independence tests, it was concluded that knowledge of Fintech is not independent of the gender of the participants, with male participants having greater knowledge. However, the fact of being a customer or not of a Fintech is independent of the gender of the participants. In addition, participants belonging to the "18 to 30 years old" and "51 years old or more" age groups are the ones with the greatest knowledge and the ones who most say they are clients of these companies. As for the level of education, the results indicate that this is independent of knowledge of Fintech and whether or not they are a customer of one. On the other hand, it was found that participants who are working or have worked in the banking sector have greater knowledge of Fintech, but whether or not they are a Fintech customer is independent of this factor. Finally, with regard to the residence of the participants, the fact that they live in a more urban or rural environment is independent of their knowledge of Fintech and whether or not they are a customer of one.
URI: http://hdl.handle.net/10773/41669
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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