DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Línguas e Culturas > DLC - Dissertações de mestrado >
 O domínio de línguas no ramo hoteleiro: estudo de caso do Hotel Meliá
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4040

title: O domínio de línguas no ramo hoteleiro: estudo de caso do Hotel Meliá
authors: Silva, Andreia Ferreira da
advisors: Martinho, Fernando Jorge Santos
keywords: Indústria turística
Hotelaria
Línguas estrangeiras
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente estudo pretende avaliar a importância do domínio de línguas estrangeiras no mundo empresarial, mais concretamente, no ramo turístico hoteleiro. Esta segmentação de mercado encontra-se em constante desenvolvimento e mudança na era da globalização e avanço tecnológico. As competências linguísticas devem acompanhar estas mudanças e exigências actuais para o alcance de um lugar privilegiado, no mundo do trabalho, de um profissional. A primeira parte desta pesquisa está direccionada para a descrição da empresa em estudo, Meliá Ria Hotel & Spa, no contexto das cadeias hoteleiras com projecção mundial. Estará presente nesta parte do relatório a descrição interna da organização, bem como as actividades desenvolvidas pela estagiária durante os seis meses de permanência na empresa. Este tópico do trabalho termina com uma reflexão pessoal acerca do percurso do estágio e como este contribuiu para a preparação do que viria ser o mundo de trabalho. A segunda parte passa pela consulta bibliográfica relativa à escolha do tema em estudo, que será usada para o confronto de resultados obtidos, no trabalho de campo, realizado no hotel. O objecto de estudo deste trabalho de campo está direccionado para a formação linguística do staff do Meliá e para as necessidades sentidas e opiniões relativas a este tema. Este relatório apresenta, ainda, uma reflexão crítica do projecto desenvolvido, finalizando com a bibliografia das ferramentas utilizadas na elaboração deste estudo.

This study aims to assess the importance of knowing foreign languages in the corporate world, more precisely, within the tourist hotel industry. This segment of the market is in constant development and change in the era of globalization and technological development. Language skills must keep up these current changes and requirements in order to achieve a privileged place for the employee within the working world. The first part of this research is directed at the description of the company in study, Meliá Ria Hotel & Spa, within the context of hotel chains with worldwide projection. In this section of the report, one can find the internal description of the organization, as well as the activities which were developed by the trainee during the six months she stayed with the organization. This topic of work ends with a personal comment about the path of the internship and how it contributed to the preparation of what the working world would be. The second part covers the literary revision regarding the choice of the studied theme, which will be used for the confrontation of the obtained results in the work field, at the hotel. The object of study for this work field is focussed towards the linguistic education of the Meliá staff and the experienced needs, as well as the opinions related to this subject. This report also presents a critical commentary on the developed project, ending with the bibliography of the tools which were used in the making of this study.
description: Mestrado em Línguas e Relações Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10773/4040
appears in collectionsDLC - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
4405.pdf2.95 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2