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 A marca própria como estratégia de internacionalização de uma empresa
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4025

title: A marca própria como estratégia de internacionalização de uma empresa
authors: Davide, Andreia Filipa Santos
advisors: Callahan, Kenneth David
keywords: Gestão de empresas
Indústria cerâmica - Portugal
Marcas comerciais
Internacionalização de empresas
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Com a crescente importância do fenómeno da globalização em todos os sectores da indústria nacional e internacional, é crucial proceder a uma análise cuidada das estratégias de Internacionalização empresarial definidas. A indústria portuguesa, com todas as suas características, exige um esforço adicional nesta área, de modo a conseguir beneficiar das vantagens competitivas associadas à qualidade e diferenciação dos produtos nacionais num mercado internacional saturado. O caso da indústria cerâmica em Portugal é bastante particular. O subsector da cerâmica utilitária e decorativa tem enfrentado, com sucesso, as adversidades impostas por um mercado externo cada vez mais agressivo e competitivo, mantendo uma dinâmica de crescimento económico num ambiente de grande instabilidade. Neste relatório são apresentadas as diversas estratégias de Internacionalização, que facilitam o sucesso a longo prazo no mercado internacional. Posteriormente será analisado o caso da empresa Grestel – Produtos Cerâmicos S.A. e o modo como esta conseguiu contornar as dificuldades inerentes à penetração no mercado externo com recurso a uma cuidada estratégia de Internacionalização. É também detalhado o caso de sucesso da criação de uma marca própria, pela Grestel, como uma estratégia de Internacionalização exemplar. Este relatório está associada à realização de um estágio curricular, na mesma empresa, o que permitiu a conclusão do Mestrado em Línguas e Relações Empresariais.

With the globalization phenomenon growing relevance in all national and international industry sectors, it is essential to conduct a careful analysis of defined entrepreneurship internationalization strategies. Portuguese industry, with its features, demands an additional effort in this domain to take benefit from competitive advantages related to quality and distinction in a saturated international market. Ceramics industry in Portugal is of particular relevance. Decorative and utilitarian ceramics subsector has successfully faced miscellaneous adversities brought about by an aggressive external market with great competition, maintaining a growing dynamic in a highly unstable economy. This report presents various Internationalization strategies which aim to facilitate long term success in a global market. Next, Grestel’s success is studied, detailing how the company has managed to overcome all difficulties associated with entering external markets with a carefully planned Internationalization strategy. The successful creation of a new custom brand is also detailed, as a model Internationalization strategy. This report was written in association with an academic internship, at Grestel, allowing the conclusion of a Master in Languages and Business Communication.
description: Mestrado em Línguas e Relações Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10773/4025
appears in collectionsDLC - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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