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 Contributo dos portfolios reflexivos no desenvolvimento profissional: um estudo de caso em contexto de formação complementar
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4019

title: Contributo dos portfolios reflexivos no desenvolvimento profissional: um estudo de caso em contexto de formação complementar
authors: Amaral, Maria João Sampaio de Carvalho Borges Lobo do
advisors: Tavares, Maria Isabel Lobo de Alarcão e Silva
keywords: Didáctica
Supervisão
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Este estudo põe em evidência o valor formativo da reflexão pela escrita, estruturada em portfolios reflexivos, desenvolvidos durante a disciplina de Supervisão I, nas quatro turmas/cursos de formação complementar em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, para o Exercício de Outras Funções, decorrida entre 1999-2004, na Escola Superior de Educação de Viseu, do Instituto Superior Politécnico de Viseu. Trata-se de uma investigação de índole qualitativa desenvolvida segundo a metodologia de estudo de caso, na vertente de estudo de casos múltiplos, dada a singularidade de que cada portfolio se reveste. A investigação foi perspectivada após a conclusão do referido curso com base na existência, ao tempo, de pouca investigação realizada no âmbito da utilização de portfolios na Formação Complementar de professores. As questões investigativas foram, por esse motivo, desenhadas a posteriori, o que podemos considerar uma limitação do estudo, ainda que os resultados obtidos confirmem as perspectivas desenvolvimentistas desta estratégia de formação, evidenciadas em investigações realizadas noutros contextos nacionais e internacionais. A adopção do portfolio reflexivo (Sá-Chaves, 2000) numa dupla dimensão – formativa e avaliativa – resultou de uma concepção de formação conducente ao desenvolvimento de professores reflexivos, capazes de exercer funções supervisivas alicerçadas na reflexão, no diálogo, na partilha e na intervenção. Pretendemos com a aplicação de portfolios reflexivos verificar até que ponto a construção de este tipo de narrativa autobiográfica podia contribuir para o desenvolvimento da profissionalidade docente de professores inseridos na carreira há já alguns/muitos anos, proporcionando-lhes a(s) ferramenta(s) reflexiva(s) necessária(s) a uma intervenção e/ou alteração de práticas mais adequadas às novas funções supervisivas que a legislação recente previa que viessem a exercer. Pudemos confirmar que a redacção do portfolio constituiu uma mais valia para os seus autores no que respeita ao seu desenvolvimento da sua profissionalidade, tendo-se verificado um crescimento evidente nas dimensões de conhecimento profissional, com especial incidência: no autoconhecimento; no conhecimento sobre estratégias reflexivas e supervisivas para o exercício de novas funções; no conhecimento de teorias práticas subjacentes às suas experiências supervisivas (passadas, presentes e futuras); no conhecimento sobre desenvolvimento curricular e sua flexibilização; no conhecimento sobre estratégias de avaliação alternativa e compreensiva; no conhecimento do Outro, no qual se incluem os alunos, os colegas de profissão e os restantes elementos da comunidade educativa; e no conhecimento sobre os contextos. Verificámos igualmente que a compreensão das competências supervisivas dos formandos também evoluiu. As reflexões vertidas neste estudo evidenciam que os formandos consciencializaram a necessidade de possuírem uma competência de intervenção fundamentada na reflexão, exercida sob uma perspectiva dialógica e humanista de supervisão e de adaptabilidade aos contextos profissionais. Acresce que alguns destes formandos manifestaram vontade e maior coragem para assumir essa intervenção, considerada imprescindível para que a escola evolua e se inove, como resposta à imprevisibilidade e à complexidade dos nossos tempos. Tornou-se igualmente evidente que os formandos desenvolveram as competências de integração da prática na teoria ou vice-versa e de autenticação das suas próprias teorias. Os professores são unânimes ao afirmar que a estratégia de portfolio contribuiu para o desenvolvimento da sua competência reflexiva e/ou de análise crítica, a qual, por sua vez, conduziu à auto-consciencialização da sua matriz identitária e à coragem para serem mais autênticos e interventivos/pró-activos. Terem sido capazes de ultrapassar as dificuldades e os receios colocados por uma estratégia que desconheciam, conferiu-lhes maior auto-estima e autonomia. Este aspecto está bem patente nas meta-análises realizadas por cada autor do portfolio, nas quais, aceitam a estratégia inicialmente combatida, reconhecendo-lhe valor formativo e a capacidade de revelação de conhecimento sobre si próprios. Pese embora o curto espaço de tempo em que a experiência de construção dos portfolios decorreu, tanto os formandos como nós consideramos que esta narrativa profissional autobiográfica é uma estratégia promotora de uma auto-supervisão contínua, que fornece e regista pistas de autodireccionamento profissional, sempre passíveis de avaliação e de redireccionamento. Com base nestas constatações consideramos que o portfolio reflexivo pode tornar-se no instrumento mais completo e diacrónico de auto-avaliação de professores, prevista no ECD, na medida em que permite retratar o desenvolvimento profissional e pessoal do seu autor e possibilita que este se reveja e redimensione a sua profissionalidade, sempre que acrescenta reflexões novas ou complementa anteriores, como resultado dos conselhos e/ou das discussões com o(s) Outro(s) e o próprio.

The current research aims at highlighting the power of reflecting through the writing of a reflective portfolio. The data were collected during a four-yearlong in-service post-graduating teacher-training course in Pedagogical Supervision and Teacher Training designed at preparing supervisors for much broader functions in their schools than the traditional novice teacher training. Four classes were involved at Viseu School of Education (1999- 2004) (Viseu Polytechnics). The study was developed under a qualitative research methodology – case study – more specifically a multiple cases study once each portfolio is a unique narrative. Only after the conclusion of the course did we envisage this research on the use of reflective portfolios in this post-graduating context in Portugal (Sá- Chaves, 2000). Thus, its major goal and research questions were only designed in 2004, which might be considered a limitation of the study. However, the results confirm the developmental characteristics of this supervision strategy as diverse national and international research contexts have stated. Our adoption of the reflective portfolios, in their twofold dimension – professional growth and evaluation – stemmed from a teacher development concept that aimed at creating reflective teachers, more capable of being implicated in supervisory functions based on reflection, collaborative work, dialogue, and intervention. Our major goal was to check how deeply this type of autobiographic narrative could contribute to the professional development of teachers who had already been teaching for some/many years in so as it provided them with the necessary reflective tool(s) so that they could intervene in their schools and/or change their practices in a more continuing and adequate way for the new supervisory tasks the recently passed legislation expected them to. By the end of this investigation we can corroborate that the portfolio construction did develop their authors as professionals and human beings. There was a very perceptible growth of their professional knowledge dimensions mostly in terms of their self-awareness and their knowledge: of the reflective and supervisory strategies needed for the performance of new functions; about their private practical theories underlying their past, present and future supervision experiences; of curriculum development and flexibility; about more comprehensive and alternative assessment tools; of the others, learners and other teachers included, as well as the other members of the educational community; and about the contexts in which they acted/act. We could also verify that the development awareness of their supervisory competences also evolved. The reflections transcribed into this research show that the teachers involved recognised they need an intervention competence based on reflection and on a dialogical and humanistic supervision perspective adjustable to the varied professional contexts. Moreover, some of the teachers we worked with also showed the will and the courage to develop that kind of intervention competence since they believed it as vital for a school to innovate and develop in order to be ready to answer to today’s unpredictability and complexity. We could also prove that the teachers developed two other competences: practice-theory integration and the authentication of their own practical theories. All the teachers stated that the portfolio writing contributed to improve their reflective and critical analysis competence, which led to a deeper awareness of their professional identity and encouraged them to be more authentic and pro-active. Moreover their self-esteem and autonomy also developed once they had overcome the difficulties and the fears that unknown developmental strategy had posed them. This specific aspect is quite evident in the written meta-reflections where, in addition to accepting the previously rejected strategy, they finally agree to it in as much as they feel they have grown through its production to a much deeper knowledge of their selves. In spite of the short time allocated to their portfolios writing – a semester – both the teachers and ourselves consider this auto-biographical professional narrative promotes an on-going self-supervision, and provides and records professional self-direction, which can always be assessed and re-directed or re-dimensioned. Due to all these data we consider the reflective portfolio to be the most complete and diachronic self-evaluating tool for teachers, as proposed by the national teaching career law, once it portrays the personal and professional growth of its author and allows him/her to add new reflections and/or complement previous ones, as the result of their discussions with the others and their selves.

Cette étude met en évidence la valeur formative de la réflexion à travers l’écriture, structurée dans des portfolios réflexifs, construits par les élèves des quatre classes de la formation complémentaire en Supervision Pédagogique et Formation de Formateurs, ayant pour objectif d’accéder à l’exercice d’autres fonctions. Cette formation s’est déroulée de 1999 à 2004, à l’École Supérieure d’Éducation de Viseu. C’est une recherche qualitative selon la méthodologie d’étude de cas. En fait, il s’agit de cas multiples, étant donné la singularité de chaque portfolio. Nous avons décidé d’entamer cette recherche après la clôture de la formation susnommée, car, à l’époque, il y avait peu d’études sur l’utilisation de portfolios dans la formation complémentaire des enseignants. Pour cette raison, les axes de la recherche ont été fixés a posteriori, ce qui peut être considéré comme une limitation de l’étude, même si les résultats obtenus confirment les perspectives de développement de cette stratégie de formation. Ces perspectives ont été mises en évidence par d’autres recherches réalisées dans d’autres contextes nationaux et internationaux. L’adoption du portfolio réflexif dans une double dimension – formative et évaluative – provient d’une conception de formation porteuse de réflexion sur les pratiques pédagogiques chez des enseignants qui sont capables d’exercer des fonctions de supervision fondées sur l’observation, le dialogue, le partage et l’intervention. A travers l’étude de portfolios réflexifs, nous avons voulu vérifier jusqu’à quel point la construction de ce genre de narration autobiographique pouvait-elle contribuer pour le développement de la professionnalité enseignante chez des professeurs qui le sont depuis quelques/ beaucoup d’années, en leur apportant des outils de réflexion dont ils auraient besoin pour une intervention et/ou acheminement vers des pratiques plus en accord avec de nouvelles fonctions de supervision qui, selon des lois récentes, leur seraient confiées. On a pu constater que la rédaction d’un portfolio est, pour ses auteurs, un élément majeur de développement professionnel et personnel, surtout en ce qui concerne l’auto-connaissance, la connaissance de l’Autre, les stratégies de réflexion et de supervision ainsi que les théories sous-jacentes à leurs expériences de supervision (passées, présentes et futures). Ceci est important aussi pour mieux connaître les problèmes de flexibilisation du curriculum et des stratégies d’évaluation alternative et compréhensive. Nous avons aussi observé que la compréhension des compétences de supervision des enseignants en formation a, elle aussi, évolué. Les réflexions présentes dans cette étude montrent la prise de conscience du besoin d’une compétence d’intervention fondée sur la réflexion, exercée dans une perspective dialogique et humaniste de supervision et d’adaptation aux contextes professionnels. Il faut dire que quelques uns des professeurs en formation ont manifesté leur volonté et leur courage pour assumer cette intervention, considérée comme indispensable pour l’évolution et l’innovation de l’école ce que serait une réponse à l’imprévisibilité et à la complexité de notre temps. Il y a unanimité dans les affirmations des enseignants sur la contribution du portfolio pour le développement de leur compétence réflexive et/ ou leur analyse critique, ce qui, à son tour, a conduit à une auto- consciencialisation de leur racine identitaire et au courage de devenir plus authentiques et proactifs. Le fait d’être capables de dépasser leurs difficultés et leurs craintes devant une stratégie jusque là inconnue, a engendré plus d’autonomie et de confiance. Cet aspect est bien présent dans les méta-analyses écrites par chacun des auteurs de portfolios, où, non seulement ils acceptent la stratégie qu’ils avaient initialement combattue, comme ils lui reconnaissent une valeur formative et une capacité de révélation sur eux mêmes. Même si l’expérience de construction des portfolios a été courte, les professeurs en formation et nous mêmes considèrent que cette narration professionnelle autobiographique est une stratégie porteuse d’une auto observation continue, qui fournit et enregistre des indicateurs d’auto orientation professionnelle, toujours passible d’évaluation et réorientation. En conclusion, nous défendons la thèse que le portfolio réflexif peut devenir l’outil le plus complet et diachronique d’auto-évaluation des professeurs, prévue dans le Statut de la Carrière des Enseignants, dans la mesure où il permet de décrire avec exactitude le développement professionnel et personnel de son auteur. Il rend possible aussi de se revoir et redimensionner sa professionnalité, quand on ajoute de nouvelles réflexions, comme résultat des conseils ou de discussions avec d’Autres.
description: Doutoramento em Didáctica - Supervisão e Formação
URI: http://hdl.handle.net/10773/4019
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