DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Teses de doutoramento >
 As tecnologias da comunicação no suporte a ambientes de eLearning e bLearning: o ambiente Formare em contexto de formação profissional
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4018

title: As tecnologias da comunicação no suporte a ambientes de eLearning e bLearning: o ambiente Formare em contexto de formação profissional
authors: Santos, Arnaldo Manuel Pinto dos
advisors: Ramos, Fernando Manuel dos Santos
keywords: Ensino multimédia
E-learning
B-learning
Formação profissional
Programas de formação
Formação industrial
Ensino à distância
issue date: 2011
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Como corolário do trabalho de investigação e desenvolvimento, iniciado em 1996, na área das tecnologias da comunicação e dos serviços multimédia em contexto de formação profissional, pretende-se, com este estudo, identificar os principais contributos das ciências e tecnologias da comunicação e da educação nos processos de especificação, concepção, desenvolvimento e utilização do sistema de gestão de aprendizagem Formare, em contexto de formação profissional. Tendo em conta a fundamentação teórica, a participação em projectos de investigação e de inovação e uma vivência prática de mais de 14 anos de actividade na área do ensino a distância, do eLearning e do bLearning em contexto empresarial, desenvolveu-se um modelo conceptual para a nova versão do LMS Formare baseada nos fundamentos da comunicação e da gestão da aprendizagem em ambiente real de utilização. Para além de estudar os fundamentos das Learning Organizations, do Ensino a Distância, da Comunicação Educacional Multimédia, do eLearning, do bLearning e dos seus principais componentes, esta tese focaliza-se na análise de dois estudos de caso, suportados pelo Formare – um, em contexto de Auto-aprendizagem no Campus PT, e outro, em contexto de Aprendizagem Colaborativa na Formação de eFormadores. Pela análise das conclusões de cada um dos estudos de caso realizados, foi possível validar as opções tecnológicas e pedagógicas utilizadas, conhecer a percepção, o grau de utilização e a avaliação pedagógica dos formandos, assim como identificar os principais indicadores de implementação do eLearning nas organizações que aderiram ao LMS Formare. A tese termina com a apresentação dos principais resultados, limitações e conclusões do estudo de investigação, e apresenta um conjunto de considerações futuras nesta área de actividade, esperando contribuir para o desenvolvimento do eLearning em contexto de uma Learning Organization.

This study has grown out of research and development work, begun in 1996, in the field of communication technologies and multimedia services in the context of professional training. It has been designed to identify and report on the factors that determine the way in which communication technologies influence the performance of learners in learning contexts and distributed learning communities and in eLearning and bLearning environments. It is based on the specification and validation experience that has been gained from solutions used in the “Formare” learning management system. A conceptual model for the new version of LMS Formare has been developed on the basis of a number of factors. These include a theoretical framework, research outcomes and the results of innovation projects allied with 14 years professional experience of delivering distance teaching, eLearning and bLearning in a business context, this delivery being based on the principles of communication and the management of learning in real learning environments. In addition to investigating the underlying principles and main components of learning organizations, distance teaching, communication, multimedia education, eLearning and bLearning, this thesis focuses on the analysis of two case studies supported by Formare. The first of these involves self-learning on Campus PT and the second collaborative learning in the context of training eTrainers. For each of the case studies, the technological and pedagogical options employed were analyzed and validated. Data was collected on trainee’s perceptions, degree of use and pedagogical assessments. The main conclusions and indicators involved in implementing eLearning in organizations using LMS Formare were also identified. The thesis draws these various threads together by presenting the main results, limitations and conclusions of the research. It also outlines a number of concerns bearing on future activity in this area, thus attempting to contribute to the development of eLearning in Learning Organizations.
description: Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Comunicação
URI: http://hdl.handle.net/10773/4018
appears in collectionsDECA - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

files in this item

file description sizeformat
4726.pdf73.41 MBAdobe PDFview/open
4726_ppt.pdf2.72 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2