DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território > CSPT - Dissertações de mestrado >
 Contributo de Vicente Gonçalves para a comunicação/divulgação matemática
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4015

title: Contributo de Vicente Gonçalves para a comunicação/divulgação matemática
authors: Sarmento, Margarida da Silva de Morais
advisors: Costa, Maria Cecília Rosas Pereira Peixoto da
Malonek, Helmuth Robert
keywords: Ensino da matemática
História da educação - Portugal - Séc. 20
Manuais escolares - Ensino básico - Ensino secundário
Comunicação na aula
issue date: 2009
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Nesta dissertação estudamos a contribuição / divulgação do Professor e Matemático Vicente Gonçalves para a comunicação da Matemática na primeira metade do século XX, bem como, partindo de manuais de sua autoria para o ensino liceal, da década de trinta, seleccionamos e analisamos como são abordados temas que, actualmente, (ainda) fazem parte do programa oficial de matemática. Escolhemos um tema para cada três anos de escolaridade, a saber: 5º, 8º e 12º anos. Investigamos a viabilidade de usar essa mesma forma de comunicar os temas escolhidos no contexto escolar actual através de estudos de caso, recorrendo a dois questionários e a uma entrevista. Do estudo desenvolvido podem-se retirar algumas sugestões a ter em consideração na elaboração de manuais escolares para os anos de escolaridade aqui analisados, entre outros, a cor, a imagem, a organização do texto, existência de exemplos e de exercícios. Verificamos que os manuais do Vicente Gonçalves seriam viáveis para alguns alunos. Nos alunos do 5º ano a aceitação foi fraca, já nos alunos do 8º e 12º anos houve os que manifestaram agrado por este tipo de manual.

In this dissertation we studied the contribution from the Professor and Mathematician Vicente Gonçalves in the first half of the XX century to the communication of mathematics, as well as, looking at the school books from his responsibility to the grammar schools from the thirtieth decade, we selected and analysed how themes, which today (still) make part of the Mathematics official syllabus, are approached. We chose a theme for each three years of schooling, namely: 5th, 8th, 12th grade. We investigated the viability of using that same way of communicating the chosen themes in the scholarly context, through study cases, using two questionnaires and an interview. From the developed study we can withdraw some suggestions to take into account in the making of school books for the school years here analysed, among others, the colour, the image, the text organization, if there are examples and exercises. We confirm that Vicente Gonçalves school books would be practicable for same students. From the 5th grade the acceptance was poor but in the students from the 8th and 12th grade there were those who showed satisfaction with this kind of school book.
description: Mestrado em Comunicação e Educação em Ciência
URI: http://hdl.handle.net/10773/4015
appears in collectionsCSPT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
4729.pdf12.22 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2