DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 O e-learning na formação de pais e educadores no apoio à aprendizagem dos educandos
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/4013

title: O e-learning na formação de pais e educadores no apoio à aprendizagem dos educandos
authors: Pereira, Mara Alexandra de Jesus
advisors: Ramos, Fernando
keywords: Ensino multimédia
E-learning - Portugal
Inteligência emocional
Relações professor-aluno
Comunicação na aula
Formação de professores
Relações pais-filhos
Participação dos pais
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Actualmente, assistimos a uma evolução rápida em termos científicos e tecnológicos e a Sociedade tem de estar preparada para acompanhar e dar resposta a esta evolução. Enquanto cidadãos, precisamos de estar preparados, conscientes e ser portadores de um conjunto de competências em diversas áreas e não apenas nas que se relacionam com o nosso trabalho/emprego, para que assim estejamos integrados de uma forma equilibrada na Sociedade em que vivemos. Manter-se actualizado no mundo do trabalho é uma exigência na vida de qualquer um, mas a sua actualização enquanto ser humano, consciente, positivo, equilibrado, feliz é um conjunto de características específicas, para que tudo o resto na vida decorra bem. A escola e o meio familiar deverão preparar os alunos para que sejam, no futuro, cidadãos informados, esclarecidos e participativos, proporcionando-lhes uma formação para o auto conhecimento e desenvolvimento, sendo esta a via para uma vida equilibrada em todas as suas áreas. O presente trabalho, de natureza qualitativa e exploratória, teve como objectivo contribuir para perceber como pode a formação online ajudar nessa missão de preparar pais e educadores, a acompanhar o desenvolvimento da consciência de cada criança. Para tal concebemos um curso de formação online, para o qual elaborámos recursos e actividades, que foi realizado e avaliado. Através do processo de avaliação, foi possível recolher a opinião dos formandos sobre todos alguns dos aspectos mais decisivos do curso: conteúdos, tempo de realização de actividades, estratégias de aprendizagem colaborativa propostas. As conclusões do processo de avaliação levaram à formulação de um conjunto de propostas de alteração. O trabalho realizado permitiu confirmar a necessidade e importância da formação de pais e educadores para acompanhamentos dos alunos e contribui para a discussão do papel que a formação online pode ter para este efeito.

Nowadays we watch science and technology evolve too rapidly and society must be prepared to follow and give answers to this evolution. As citizens, we must be aware, conscious and capable to follow these changes, and choose a steady acquisition of skills in different areas and not just those related to our work, so that we can fit properly in the society we live. Being updated in the world of work, is an extreme require in everyone’s life, but to be updated as a conscious, positive, balanced and happy human being, is something else needed for a successful life. School and family should prepare students to be informed citizens, enlightened and involved, providing them with training for self knowledge and development, in order to achieve balance in all the aspects of their future lives. This work aims to understand how online learning can help preparing parents and educators in this mission to monitor the development of each child’s consciousness. Thus, we conceived an online course, we created resources and activities, which were then implemented and validated. Through the process of validation, it was possible to collect the views of students on all aspects of the online training course: contents, duration of accomplishing activities and collaborative learning. After thorough reflection, it was found that some aspects of the research should be different, therefore we made the necessary changes and present them in the last chapter of this dissertation. The online training course, in this background, was regarded as a reliable and valid strategy of collecting opinions for the purpose of validation.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/4013
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
4730.pdf5.9 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2