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 Misturas betuminosas temperadas: estudo da interacção aditivo-ligante
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3943

title: Misturas betuminosas temperadas: estudo da interacção aditivo-ligante
authors: Pereira, Raul Xavier Leandro
advisors: Benta, Agostinho António Rocha Correia e Almeida da
keywords: Engenharia civil
Pavimentos rodoviários
Materiais betuminosos - Propriedades
issue date: 7-Jul-2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O principal objectivo deste trabalho foi o de avaliar os efeitos da interacção de diferentes betumes asfálticos com dois dos aditivos mais utilizados para a produção de misturas betuminosas temperadas, Rediset™ e Cecabase®. Foram utilizadas amostras de betume base 10/20, 35/50 e modificado com borracha 35/50, efectuando-se a sua caracterização e posterior análise para as diversas percentagens de aditivo e tempos de agitação. Estudaram-se propriedades fundamentais para a compreensão do comportamento reológico dos betumes, tais como: penetração a 25ºC; temperatura de amolecimento (método do anel e bola): viscosidade dinâmica; estabilidade de armazenamento, recuperação elástica e; a resistência ao envelhecimento – método RTFOT. Este trabalho fomenta a aplicação de aditivos, de modo a obtenção de um menor consumo energético na produção das misturas betuminosas e uma menor emissão de gases.

The aim of this research was to determinate the behavior of bitumen containing additives as rediset™ and cecabase®, used in temperate betuminous mixtures. Samples of bitumen base 10/20, 35/50 and modified with rubber 35/50 were used, characterized and afterwards analysed according to the amounts of additives and agitation period. The following tests were held: neddle penetration at 25ºC, softening point – Ring and ball method, viscosity of bitumen using a rotating spindle apparatus, storage stability, elastic recovery and the resistance to hardening under the influence of heat and air, RTFOT method. This project fosters the use of additives in order to consume less energy in the production of bituminous mixtures and to reduce gas emissions.
description: Mestrado em Engenharia Civil
URI: http://hdl.handle.net/10773/3943
appears in collectionsCIVIL - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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