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 As línguas aplicadas no turismo em espaço rural
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3892

title: As línguas aplicadas no turismo em espaço rural
authors: Pereira, Isabel Maria Figueiredo
advisors: Moreira, Gillian Grace Owen
keywords: Turismo
Turismo rural - Portugal
Comunicação
Línguas
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Nos últimos anos, tem-se vindo a verificar uma crescente diversidade de oferta turística na qual se insere o Turismo no Espaço Rural, assim, e por ser uma área mais restrita do turismo frequentada por cada vez mais estrangeiros, levantou-se o interesse em estudar a utilização das línguas nesse sector. De facto, as línguas estrangeiras têm adquirido cada vez mais poder no mundo dos negócios, sobretudo a língua inglesa que se torna fundamental no contacto com o cliente-turista. Este estudo pretende contribuir para responder à questão: será que a utilização de línguas estrangeiras é vantajosa para o sucesso de um negócio de Turismo no Espaço Rural? Através da realização de um questionário efectuado a proprietários de casas de Turismo no Espaço Rural, em Portugal Continental, Açores e Madeira, foi possível avaliar a utilização das línguas nesse sector. Com base na pesquisa bibliográfica, principalmente centralizada no desenvolvimento do Turismo no Espaço Rural, no valor e utilização das línguas nos dias de hoje, e nos resultados dos questionários realizados, podemos inferir que a utilização de línguas no Turismo no Espaço Rural tem, de facto, um papel deveras importante para o sucesso do negócio já que o uso da língua torna o contacto com o cliente-turista mais próximo, criando assim uma relação de confiança imediata. As línguas assumem-se como um meio de comunicação essencial e indispensável no dia-a-dia dos proprietários de casas de Turismo no Espaço Rural.

In the past few years tourism has increasingly expanded and become more segmented, focusing on specific market niches, such as rural tourism. Consequently an interest to study the usage of foreign languages has raised, as rural tourism relates to a restrict realm of tourism which is continuously attracting more tourists. In fact, the use of foreign languages has gained more and more significance in the business world, particularly the English language, which has become fundamental in terms of engagement with the touristcustomer. This paper will contribute in responding to the following question: is the use of foreign languages to be considered an competitive advantage that affects the success of a business in a rural area? It has been possible to evaluate the use of languages in this sector by surveying tourism home owners in the rural areas of mainland Portugal, Azores and Madeira. We have concluded that the use of languages in tourism in rural areas has, in fact, a really important role in the success of a business as it provides a closer engagement with the tourist-customer, creating a relationship of immediate trust. This conclusion was based on bibliographical research, specifically focused in the development of tourism in rural areas; on research of today's value and use of languages; and on the results of the survey. Languages hold an essential and indispensable position as a mean of communication in the day-to-day of tourism home owners in rural areas.
description: Mestrado em Línguas e Relações Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10773/3892
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