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 Da francofilia no imaginário presencista |e da NRF à Presença
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3891

title: Da francofilia no imaginário presencista |e da NRF à Presença
authors: Neves, Márcia Liliana Seabra
advisors: Martins, Otília Pires
Pereira, Paulo Alexandre
keywords: Influência literária
Cultura portuguesa
Relações luso-francesas
Relações culturais
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O objecto de estudo deste trabalho centra-se em torno de duas grandes revistas literárias que marcaram o século XX, em França e em Portugal: La Nouvelle Revue Française (NRF) e a presença. O primeiro verdadeiro número da NRF surgiu em 1909 e, progressivamente, esta revista cosmopolita, anti doutrinária e defensora da independência intelectual do artista impôs-se nas letras francesas como um movimento, um espírito e uma geração de referência. Posteriormente, em pleno período dos “années folles”, surgiu em Portugal a revista presença, que, mais do que uma publicação literária de longa duração (1927-1940), se destacou, na cultura literária portuguesa do século XX, como a afirmação de uma geração revolucionária que propugnou a arte pura e a liberdade do artista. Após uma reflexão sobre as grandes coordenadas que conduziram à construção de um espírito NRF e à instituição do mito em torno dessa revista, ocupámo-nos da presença-revista, mas também, e sobretudo, da presença-geração em busca de um espaço próprio para a edificação do seu projecto estético-literário. Tentámos, numa terceira etapa deste trabalho, destacar distintas vertentes da francofilia na geração da presença, demonstrando, por um lado, a inspiração tutelar do espírito NRF e da literatura francesa sobre os presencistas e, por outro lado, o posicionamento destes últimos face à cultura e literatura francesas.

The scope of this dissertation encompasses two major literary reviews, both having played a crucial role in respectively 20th century France and Portugal: La Nouvelle Revue Française (NRF) and presença. The first issue of NRF was published in 1909 and, progressively, this cosmopolitan publication, displaying open hostility to doctrine and advocating the artist's intellectual independence, has reached an outstanding position in the French cultural scene, standing simultaneously for a movement, a spirit and an emblematic generation. Later on, when Europe was already being swept by the "années folles", the Portuguese review presença appeared. More than a merely longlasting literary review (1927-1940), presença has been hailed, in the context of the Portuguese 20th century culture, as the statement of a revolutionary generation striving for pure art and the artist's freedom. After having outlined the main features shaping the NRF spirit and characterized the myth subsequently epitomised by the publication, we have focused on presença, both as a review and as a generation in search for its own space of aesthetic and literary affirmation. We have sought, in the third section of the dissertation, to highlight the Francophile matrix of the presença generation, by giving evidence of the paradigmatic influence which the NRF spirit exerted upon its members, as well as of their stance regarding French culture and literature.

L’essence de cette étude repose sur deux grandes revues littéraires qui devaient marquer le XXème siècle, en France et au Portugal: La Nouvelle Revue Française (NRF) et presença. Le premier vrai numéro de la NRF paraît en 1909 et, peu à peu, cette revue cosmopolite, antidoctrinaire et partisane de l’indépendance intellectuelle de l’artiste, s’est imposée dans l’univers littéraire français comme un mouvement, un esprit et une génération de référence. En pleine période des années folles, au Portugal, on voit surgir la revue presença, qui s’affirmera comme l’une des plus importantes revues littéraires de la culture portugaise du XXème siècle, non seulement par sa longévité (1927-1940) mais, surtout, parce qu’elle permit l’affirmation d’une génération révolutionnaire qui prôna l’art pur et la liberté de l’artiste. Après une première étape, dans laquelle nous nous essayons à une réflexion approfondie sur les grandes coordonnées qui permirent la construction d’un «esprit» et d’un mythe NRF, ce travail propose, dans un deuxième temps, une analyse détaillée de presença-revue et, surtout, de presença-génération, en quête d’un terrain propice à son projet esthétique et littéraire. Enfin, dans la troisième partie de notre étude, nous nous penchons sur les aspects de la francophilie de la génération de presença, de façon à mettre en évidence l’influence de l’«esprit» NRF sur les écrivains de la revue presença, ainsi que l’immense séduction qu’exerçaient sur eux la langue, la culture et la littérature françaises qui, plus que n’importe quelles autres ont, des siècles durant, imprégné l’âme et l’intelligence portugaises.
description: Doutoramento em Cultura
URI: http://hdl.handle.net/10773/3891
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DLC - Teses de doutoramento

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