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 Ludoteca para pais e filhos: um recurso social e familiar
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3829

title: Ludoteca para pais e filhos: um recurso social e familiar
authors: Espanha, Ana Sofia Lopes
advisors: Portugal, Maria Gabriela Correia de Castro
keywords: Educação pré-escolar
Desenvolvimento das crianças
Crianças em idade pré-escolar
Comportamento lúdico infantil
Relações pais-filhos
Ludotecas - Estarreja (Portugal)
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O presente trabalho consiste num projecto social de intervenção comunitária que prevê a construção de uma Ludoteca em Estarreja, destinada à actividade lúdica de crianças dos 0 aos 3 anos e seus familiares. Na infância, importa assegurar um ambiente familiar e social onde predomina um clima de segurança, afecto, alegria, responsabilidade e liberdade. Importa propiciar estímulos variados e reforçar as conquistas da criança. As brincadeiras são fonte de estímulo ao desenvolvimento da criança e também uma forma de expressão motora, cognitiva, afectiva e social podendo ser utilizadas como meio de aproximação nas relações entre pais e filhos. Embora exista um consenso social de que a actividade lúdica é fulcral no desenvolvimento humano, hoje existe cada vez mais entraves ao tempo de brincadeira das crianças em interacção com as figuras que lhe são mais significativas, normalmente pai e mãe. A ludoteca pode assumir-se como um espaço convivencial que permite o brincar, facilitando o fortalecimento de relações interpessoais positivas com essas figuras, bem como espaço de suporte às famílias, sobretudo as mais vulneráveis.

This work is a draft social community intervention that involves the building, in Estarreja, of a toy library for the recreational activity of children from zero to three years and their family. It should be ensured, in childhood, a family and social environment dominated a climate of security, affection, joy, freedom and responsibility. It provides various stimuli and reinforces the achievements of the child. The games are a source of stimulus to the development of the child and also a form of motor expression, cognitive, affective and social can be used as a means of rapprochement in relations between parents and children. Although there is a social consensus that the recreational activity is central to human development, today there is increasing barriers to children´s playtime interacting with the figures they are most significant, usually parents. The toy library can position itself as a convivial space that allows for play in facilitating the strengthening of positive interpersonal relationships with these figures, so as space and support to families, especially the most vulnerable.
description: Mestrado em Ciências da Educação - Educação Social e Intervenção Comunitária
URI: http://hdl.handle.net/10773/3829
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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