DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Educação > DE - Dissertações de mestrado >
 Práticas centradas na família: o Igor, a família, a comunidade
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3825

title: Práticas centradas na família: o Igor, a família, a comunidade
authors: Matos, Amélia da Rocha Albina de
advisors: Santos, Paula Ângela Coelho Henriques dos
keywords: Educação especial
Desenvolvimento das crianças
Relações familiares
Deficientes
Acção social
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: O projecto apresentado traduz o processo vivido pela investigadora, pela família de uma criança com Necessidades Educativas Especiais e pela comunidade. Privilegiando uma abordagem centrada na família e baseada na comunidade, a investigadora criou espaço para que a família – na pessoa da mãe – pudesse identificar as suas próprias necessidades, desejos, sonhos, e estabelecer as suas prioridades; e pudesse, também, identificar os recursos existentes ou a criar, para lhes dar resposta, na comunidade envolvente, com especial incidência na mais próxima, mas também alargando a círculos mais distantes do dia-a-dia da família. Um processo intensamente vivido, que teve resultados surpreendentes, numa conjugação de sinergias que envolveram a comunidade, a família e a criança, promovendo admiravelmente a sua qualidade de vida.

The project presented reflects the process experienced by the researcher, the family of a child with special educational needs and the community in which they live. Favouring a family centred and community based approach, the researcher created space for the family – in the mother’s person – to identify their own needs, desires, dreams and establish priorities; and also identify existing resources or generating means as a solution inside the surrounding community, with peculiar emphasis on the closer one, but also extending circles more distant from the family’s day-to-day routine. An intensely lived process, which had surprising results and a combination of synergies involving the community, family and child, led to an admirably growth of quality of life.
description: Mestrado em Ciências da Educação - Educação Social e Intervenção Comunitária
URI: http://hdl.handle.net/10773/3825
appears in collectionsDE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
dissertação.pdf2.79 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2