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 A iniciação em violino e a introdução do método Suzuki em Portugal
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3822

title: A iniciação em violino e a introdução do método Suzuki em Portugal
authors: Trindade, Alexandra Sofia Monteiro da Silva
advisors: Correia, Jorge
keywords: Educação musical
Técnicas musicais
Linguagem musical
Interpretação musical
Violino
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: A formação inicial pode ser determinante para o sucesso académico de um indivíduo. Através deste projecto pretende-se compreender de que forma este princípio se aplica à aprendizagem do violino. Passados dezassete anos após a introdução e aplicação do método Suzuki em Portugal no ensino particular e cooperativo, é importante avaliar os resultados obtidos e a validade da metodologia. Actualmente, assiste-se à democratização do ensino da música e à comparticipação integral por parte do Estado para que a aprendizagem de um instrumento se inicie aos dez anos de idade. Questiona-se se esta será a idade mais apropriada para iniciar a aprendizagem do violino. Os dados recolhidos comprovam o incremento do número de alunos nas escolas de ensino artístico especializado da música, sobretudo na Iniciação e no Básico. As entrevistas e questionários aos intervenientes no processo educativo, quer do ensino público como do particular e cooperativo, reflectem o estado do ensino desta arte em Portugal.

Education in Preparatory school has a decisive influence in future academic success of the individual. With this research I wish to understand how this principle applies to violin education. Seventeen years have passed after the introduction and application of Suzuki method in Portuguese private schools with partial financial State support and, thus, it is now important to evaluate the outcomes and the validity of this methodology. Presently, we assist to a process of music education democratization since Portuguese Education Ministry established full financial support for students who start learning a musical instrument at the age of ten years old. Questions arise as to whether this is the right age to start learning the violin. Data confirm that the number of students at music schools has been increasing, especially at Preparatory and Basic levels. Interviews and questionnaires to participants of the education process, public and private, reflect the actual state of music education in Portugal.
description: Mestrado em Música - Ensino Vocacional
URI: http://hdl.handle.net/10773/3822
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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