DSpace
 
  Repositório Institucional da Universidade de Aveiro > Departamento de Comunicação e Arte > DECA - Dissertações de mestrado >
 Integração de um espaço virtual 3D num contexto de formação profissional a distância: um estudo de caso
Please use this identifier to cite or link to this item http://hdl.handle.net/10773/3821

title: Integração de um espaço virtual 3D num contexto de formação profissional a distância: um estudo de caso
authors: Ribeiro, Nuno Miguel Tavares Pinto
advisors: Pedro, Luís Francisco Mendes
keywords: Ensino multimédia
Inovação pedagógica - Ensino superior - Portugal
Ensino à distância
E-learning
Comunidades virtuais
Formação profissional
issue date: 2010
publisher: Universidade de Aveiro
abstract: Uma parte significativa da investigação em tecnologias educativas situa-se ao nível dos cursos de mestrado relacionados com esta área. Este projecto de investigação, realizado no âmbito do mestrado em Multimédia em Educação, da Universidade de Aveiro, pretende ser mais um contributo para a investigação nessa área. A investigação tem como objecto de estudo o contexto pedagógico específico de um curso de formação a distância suportado tecnologicamente por um projecto de integração entre o Formare® LMS da PT Inovação e um espaço virtual 3D no Second Life®. O enfoque da investigação é colocado nas actividades de “role-play” no espaço virtual e no valor que podem acrescentar ao contexto pedagógico de um curso de formação a distância ministrado por uma instituição de regulação bancária/financeira. O estudo pretende ser uma avaliação prospectiva desse potencial pedagógico, com base na análise das perspectivas das equipas das três instituições envolvidas: a PT Inovação que idealizou o projecto, o Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro que o fundamentou e construiu e a instituição bancária que o colocará em prática num teste-piloto. O estudo mostra de que forma esta nova abordagem poderá acrescentar valor à formação tradicionalmente facultada através do Formare® LMS e os contextos em que a sua replicação constitui um potencial incremento pedagógico. Por último, faz referência às limitações de um estudo baseado num protótipo, ainda não totalmente implementado, clarificando algumas futuras oportunidades de desenvolvimento do projecto.

A significant part of research on educational technology lies at the level of Master courses related to this area. This research project, conducted under the master's degree in Multimedia in Education, University of Aveiro, intends to be a contribution to research in this area. The research is aimed to study the pedagogical context of a specific distance training course technologically supported by a project to integrate the Formare® LMS and a 3D virtual space in Second Life®. The focus of research is put in the work of "role-play” in virtual space and how that can add value to the teaching context of a training course at the distance given by one institution of financial regulation . The study provides a prospective assessment of educational potential, based on analysis of the prospects of the teams from the three institutions involved: PT Inovação who conceived the project, the Department of Communication and Arts at the University of Aveiro that fundamented and built it and the institution of financial regulation that will put it into practice in a pilot test. The study shows how this new approach may add value to training traditionally provided by LMS Formare and the contexts in which its replication is a potential increase in teaching. Finally, references to the limitations of a study based on a prototype, not yet fully implemented, clarifying some future opportunities for development of the project.
description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/3821
appears in collectionsDECA - Dissertações de mestrado
DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

files in this item

file description sizeformat
4152.pdf30.63 MBAdobe PDFview/open
statistics

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Valid XHTML 1.0! RCAAP OpenAIRE DeGóis
ria-repositorio@ua.pt - Copyright ©   Universidade de Aveiro - RIA Statistics - Powered by MIT's DSpace software, Version 1.6.2